PSDB – MS

PSDB realiza Jornada Marisa Serrano e discute a importância da educação

O PSDB realizou nesta terça-feira, 26, a “Jornada Marisa Serrano em defesa da educação, ciência e da tecnologia”. O evento, que iniciou com música e Ben-Hur Ferreira como mediador, contou com a presença de professores e especialistas em educação.

Lembrando da caminhada da Marisa,  o presidente estadual do PSDB de Mato Grosso do Sul, Sérgio de Paula, conta que  apoiou o projeto desde o início.

“Quando o Ben-Hur veio até mim falar que iria realizar uma reunião para falar sobre educação e teria o nome da Marisa, eu nem quis ouvir até o final, porque eu já sabia que o projeto seriam bom. Marisa é uma pessoa que sempre confiei e acreditei e hoje, tudo que temos aqui, foi você,  Marisa, que ajudou a construir”.

O vice-presidente do PSDB e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Corrêa relembrou a forma de governar da ex-senadora.

“A Marisa é uma liderança, que sempre fez uma política diferenciada. Fez a política do bem, do amor, do carinho, ao contrário do que vemos hoje”.

O secretário de obras, que é  o nome para disputar o governo do Estado em 2022, secretário Eduardo Riedel, lembrou que Marisa sempre foi  defensora da educação, área que também quer atuar ganhando as eleições.

“Marisa sempre falou de educação com propriedade, e eu acredito muito na educação, aliás eu acho que é o único caminho. O trabalho é grande, mas precisamos fazê-lo. Esta é uma questão central e é por isso que começamos com a Marisa aqui que tem história, conhecimento e uma vida dedicada a educação. Se depender de mim, farei todo o esforço possível para continuar este projeto”.

 

Ao agradecer a homenagem, Marisa disse que apesar de não ser mais filiada no partido, seu coração ainda é 45, e que debates como estes são de extrema importância para pensarmos em um Mato Grosso do Sul do futuro.

“A ciência é uma palavra que agora todos estão falando. A palavra que até pouco tempo poucos brasileiros falavam e agora é domínio público, se tornou emblemática.  A tecnologia é um aporte incrível para ser debatido no partido, e temas que  a envolvem é a energia e o meio ambiente, por exemplo. Os novos carros hoje são elétricos e já estão aí, eles já existem. E um Estado que não se prepara pra ver que as coisas na área da tecnologia estão mudando rapidamente vai ficar pra trás. Temos que pensar num Mato Grosso do Sul para o futuro. E tem uma coisa que não muda nem vai mudar que é a educação. Pra ter ciência e tecnologia precisamos ter um povo instruído, por isso a importância da educação e da formação”.

 Falando sobre O Avanço da Educação no Governo Tucano, a Secretária Estadual de Educação, Maria Cecília Amendola, pontuou algumas mudanças nos últimos sete anos e nove meses de governo.

“O Estado de Mato Grosso do Sul tem sido modelo no que se refere educação. O governo Reinaldo Azambuja, além de municipalista, voltou todo o seu olhar para a área de tecnologia, como a matrícula on-line. Então a secretaria virou um local onde não precisava ter processos pra cá e pra lá, e isso faz a diferença. Tudo que nós podemos fazer na área administrativa foi feito, mas também na parte pedagógica. Pensar nos nossos alunos em tempo integral se sobressaíram porque estavam em uma metodologia diferenciada foi muito bom. O fato de o Estado lançar o MS Alfabetiza, sendo que o Mato Grosso do Sul não tem mais escola de educação infantil, mostra o olhar para os municípios e para a educação. Estamos realizando reuniões on-line com prefeitos, vereadores, sindicatos rurais, empresários para ver que potencialidade aquele município tem para o Estado oferecer educação profissional para que o jovem não precise sair da sua cidade”.

Para falar sobre Competências socioemocionais: da formação a sala de aula, a Diretora-Presidente da Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul ), Alessandra Beker Daher.

“Esse é um trabalho que a professora Cecília trouxe para as escolas desde 2017, 2018, então é uma temática inerente ao século XXI, que complementa competências cognitivas e aí sim conseguimos fazer o desenvolvimento integral dos estudantes, dos professores. Vários documentos já discutem este movimento, mas até o momento poucos colocaram em prática. Aqui, no Estado, começamos a implementar em 2019, com projeto piloto em algumas escolas, em 2020 continuamos o trabalho e veio a pandemia. Neste momento como nós colocamos em prática as competências socioemocionais. Foi um trabalho desenvolvido nos últimos dois anos que nós não tínhamos ideia que seria tão importante para a nossa escola, nossos educadores, adequamos todo nosso trabalho e continuamos. E esta temática foi e é muito importante porque quem é educador sabe que nossa formação inicial, nossa metodologia não tinha discussões socioemocionais, e hoje avançamos na nossa educação com essa metodologia”.

Para explanar o tema Ciência, tecnologia e inovação como instrumento de desenvolvimento do Estado, o ex-reitor da UEMS, Fábio Edir, falou do potencial que o Estado

“Nós somos o único estado do país que existe Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), para discutir políticas públicas para educação superior. Com a nossa experiência conseguimos chegar aonde ninguém ainda chegou. Somos o Estado que possui, proporcionalmente, o maior número de alunos doutorados bolsistas financiados pelo Governo do Estado”.

O evento foi transmitido ao vivo no Instagram do PSDB, clique aqui e confira

 

Ver mais