PSDB – MS

Rede Siconv promove seminário em Jardim e capacita multiplicadores para captar recursos federais

Prefeito de Jardim, Guilherme Monteiro, sediou terceiro encontro de gestores –
foto: Vinicius Oliveira

Campo Grande (MS) – A terceira etapa do seminário de capacitação do Sistema de Convênios (Siconv) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão realizado em Jardim essa semana reuniu representantes de 14 municípios e formou 37 multiplicadores. A capacitação é fruto de uma parceria entre Governo de MS, por meio do escritório de parcerias estratégicas da Secretaria de Gestão e Governo, e Associação dos Municípios e prepara servidores municipais para angariar recursos federais por meio de convênios com as prefeituras.

O Siconv foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União em convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.

De acordo com o  governador Reinaldo Azambuja até o final do ano todos os municípios receberão a capacitação para desburocratizar procedimentos da máquina pública ao mesmo tempo em que reforçam o caixa das prefeituras para execução de políticas públicas.

“Os convênios federais viabilizam importantes investimentos na educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população. Essa é a primeira vez que a Assomasul [Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul] lança o desafio de ir a campo, preparar as pessoas, com o Estado sendo parceiro de fato. A capacitação é uma ferramenta fundamental para levar melhoria de qualidade de vida a todos”, afirmou o governador.

O prefeito de Jardim, Guilherme Monteiro – que sediou o encontro – falou sobre a importância da iniciativa uma vez que os municípios vêm enfrentando uma série de dificuldades financeiras. “A capacitação com certeza ajudará e muito nossos servidores a sanar dúvidas, nivelando conhecimento e aproximando os agentes públicos, bem como ajudará a nossa atuação como gestores na execução das políticas públicas. Diversas prefeituras hoje estão com poucos recursos em caixa devido à crise financeira, mas a execução de convênios pode dar folego às administrações municipais tornando a gestão mais eficiente e transparente”, avaliou.

Capacitação contou com a participação e 14 municípios e formou 37 multiplicadores – foto: Vinicius Oliveira

Conforme o assessor técnico da Segov, Luiz Carlos Morenti – responsável pelas capacitações – o treinamento é inédito e abrange desde a elaboração de projetos até a gestão e prestação de contas. “A ideia do governador é conseguir atravessar o momento de crise financeira mantendo investimentos importantes, aumentando entregas para a população e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Com o curso, os servidores aprendem a elencar as prioridades das cidades, fazer um levantamento de cenário das políticas públicas e desenvolvem um novo olhar para avaliar as propostas disponibilizadas pela União, de acordo com as demandas locais”, explicou.

O diretor executivo da Assomasul, José Domingues, pontuou que “entendendo melhor a ferramenta e todas as suas possibilidades, os agentes que atuam com o Siconv certamente vão promover melhores resultados”.

O Seminário foi realizado no Campus Jardim do Instituo Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e contou com a presença do prefeito de Jardim, Guilherme Monteiro; diretor-geral do Campus Jardim do IFMS, Nilson Oliveira; diretor-executivo da Assomasul, José Domingues (Zé Cabelo); analista do Sebrae MS, Kassiele Nardi; e os secretários de Jardim, Nilton Salazar e Olavo Júnior. A 3ª capacitação da Rede Siconv contou com apoio do Ministério do Planejamento, Prefeitura Municipal de Jardim, Sebrae MS e IFMS.

Informações com assessoria

 

Ver mais