
Campo Grande (MS) – O governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da uma parceria estabelecida entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria de Administração do Estado (SAD) oferece palestras motivacionais e ação de beleza as reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), em Campo Grande.
Essa ação de valorização da mulher é uma forma de melhorar a auto estima e também estimular a conscientização de hábitos atitudes e crenças das custodiadas e serão realizadas, a cada quinze dias, um ciclo de palestras educativas, motivacionais e ação de beleza
O projeto é fruto da parceria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) com a Subsecretaria Municipal da Juventude. A primeira palestra teve como tema “Os Desafios para o Crescimento” e foi realizada por José Vicente Júnior, formado em Marketing, nesta terça-feira (23.5).
O evento foi o primeiro do ciclo de sete palestras motivacionais que a Subsecretaria e a Agepen pretendem realizar no EPFIIZ. Os temas serão todos voltados ao resgate da autoconfiança das custodiadas e, posteriormente, participarão de cursos de profissionalização da área de estética.

Apresentações – Após as apresentações serão realizadas ações de beleza com o profissional Marcos Rogério Andrade Ferreira, da Subsecretaria Municipal da Juventude, através de cortes de cabelo, como forma de motivação e de resgate concreto da autoestima feminina.
Para a diretora do estabelecimento penal, Mari Jane Boleti Carrilho, motivar as internas a uma reflexão sobre suas atitudes e sua responsabilidade com o próprio destino é uma forma de incentivo a mudanças de hábitos e de pensamentos, além de mostrar que são capazes de ter um futuro diferente ao saírem da prisão.
Durante a ação, foram doados 80 livros com o título “Eu ainda não cheguei lá”, de autoria do palestrante José Vicente Júnior, para estimular a leitura e as reflexões sobre desafios vivenciados no cotidiano.
Participaram do evento o subsecretário municipal da Juventude, Maicon Nogueira, e a diretora do estabelecimento penal EPFIIZ, Mari Jane Boleti Carrilho. Cada palestra será desenvolvida por profissionais voluntários, sem qualquer custo para as instituições.
Com informações da assessoria