Tucano defende um governo de visão e de integração digital nas salas de aulas
Integração digital nas salas de aulas de escolas públicas de Mato Grosso do Sul para que jovens e adolescentes participem da evolução tecnológica do mundo. O compromisso foi assumido pelo candidato a governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que participou, nessa quinta-feira (14), de reuniões com eleitores e lideranças políticas em bairros de Campo Grande.
“Hoje nossos filhos e netos estão conectados pela rede mundial de computadores. Isso é evolução e vamos levá-la para dentro das escolas com as bibliotecas digitais e lousas digitais. Estamos olhando para um horizonte de prosperidade”, disse Reinaldo durante encontro com moradores da Vila Nasser.
Para Reinaldo, além de promover a inclusão de alunos de escolas públicas, a tecnologia nas salas de aulas funciona como atrativo da educação. A iniciativa também é uma forma de combater a evasão escolar, considerada um grave problema educacional em Mato Grosso do Sul.
Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que mais de 49% dos jovens de 19 anos do Estado não concluíram o ensino médio. Outros 28 mil jovens com idade entre 15 e 17 anos não concluíram o ensino fundamental. Só em Campo Grande são seis mil jovens nessa situação.
Valorização do professor
Entre os principais problemas enfrentados pela Educação de Mato Grosso do Sul está a falta de formação continuada para os professores, conforme revela o Plano de Governo da Coligação Novo Tempo (PSDB, PSD, PPS, DEM, PMN e Solidariedade). Por isso, Reinaldo garantiu que, se eleito, vai criar mecanismos de valorização do profissional.
“Nós vamos oferecer uma Educação continuada para professores. Para ele poder estudar, se aperfeiçoar e levar esse conhecimento para dentro da escola. Vamos fazer um governo que valorize o servidor público”, garantiu.
Reinaldo ainda se comprometeu em lutar para garantir a aplicabilidade das leis que estipulam 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e 75% dos royalties do petróleo para a Educação, segmento que, para ele, “tem que ser prioridade de qualquer governo”.
Outras propostas do tucano para o setor são a implantação de escolas em tempo integral nas regiões onde os índices de violência são elevados e aplicação de atividades esportivas e culturais no contraturno escolar.
—
Fotos: Chico Ribeiro
Assessoria de Imprensa Reinaldo Azambuja
(67) 3026-3187