Campo Grande (MS) – O governador tucano de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, recebe nesta sexta-feira (12) na cidade de Dourados, o Ministro da Defesa, Aldo Rebelo e autoridades de 16 países do Oriente Médio para implantação do projeto piloto do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras). A ideia é que as autoridades vejam de perto o sistema arrojado que monitora 17 mil quilômetros de fronteira terrestre no Brasil com países vizinhos.
O ministro da Defesa, autoridades militares e diplomatas visitam as instalações do programa como parte do diálogo em torno da cooperação Brasil-países árabes na área da Defesa, conforme o Ministério.
A assessoria do Comando Militar do Oeste e da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, explica que o Sisfron é um dos sete projetos estratégicos do Exército Brasileiro e consiste em um sistema integrado de sensoriamento, de apoio à decisão e de emprego operacional, cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de ação de segurança na faixa de fronteira.
O Sisfron foi planejado para concluir sua execução em 10 anos, a partir de 2012, e alcançar quase 17 mil km da fronteira brasileira. A expectativa é que a fase piloto termine em 2016 e possa colaborar para a redução da criminalidade nas áreas limítrofes com outros países, por meio da parceria entre o Exército e as diversas agências envolvidas com a segurança pública.
Foto: Chico Ribeiro