Em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, candidato do PSDB condena a omissão do governo federal
O candidato a governador Reinaldo Azambuja (PSDB) cobrou do governo federal, administrado pelo PT, mais investimentos para acabar com a insegurança nas fronteiras do país. Durante visita a Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, Azambuja criticou o governo petista pelo total abandono da defesa do território. Faltam policiais, equipamentos, tecnologia e uma ação integrada entre as polícias para coibir o crime organizado, o tráfico de drogas e de armas que avançam sobre Mato Grosso do Sul.
Dos recursos investidos na segurança pública, estados e municípios participam com 87%, ficando apenas 13% para o governo federal, que concentra a maior parte da arrecadação de impostos no país. Durante os mandatos de Lula e Dilma, o PT também contingenciou recursos dos fundos de Segurança e Penitenciário.
“Precisamos de uma parceria com o governo federal para resolver as questões de segurança pública, como a estruturação das polícias Federal e Rodoviária Federal”, afirmou Reinaldo.
Sucateamento das polícias
Reinaldo também saiu em defesa dos policiais militares e civis de MS. Segundo ele, mesmo contando com homens dedicados nas duas corporações, as forças de segurança do Estado agonizam pela falta de investimentos do atual governo. E o clima de insegurança, infelizmente, domina a população.
Em Ponta Porã, por exemplo, o cidadão chega a esperar por até 12 horas para conseguir um boletim de ocorrência.
De Joelhos
Azambuja lembrou que, recentemente, a população criou o movimento “Ponta Porã de Joelhos” para alertar as autoridades sobre o aumento de assassinatos, roubos e assaltos. “Hoje essa região de fronteira está abandonada pelo PT e pelo PMDB”, disse Reinaldo.
Propostas
Integrar as ações das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, aumentar o efetivo do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), ampliar o acesso a equipamentos e armamentos, investir em remuneração, tecnologia e inovação estão entre as principais ações propostas pelo candidato tucano.
—
Fotos: Alexandre C. Mota
Assessoria de Imprensa Reinaldo Azambuja
(67) 3026-3187