
Campo Grande (MS) – Cumprindo compromisso de campanha e tratando a Segurança Pública como prioridade, a gestão tucana de MS está convocando 200 candidatos aprovados no concurso de 2016 da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) para inspeção médica e posse. Além disso, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) autorizou abertura do concurso da Polícia Civil com 210 novas vagas.
Assinado pelo secretário da pasta, Carlos Alberto de Assis (SAD), o documento de convocação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) desta terça-feira (11). Datas, horários e locais da realização das inspeções e assinaturas dos termos de posse estão divulgados a partir da página 2.
Cronograma de nomeação
O governador Reinaldo Azambuja divulgou na semana passada um cronograma de nomeação dos candidatos aprovados no último concurso da Agepen. Duzentos foram nomeados aos cargos efetivos em 6 de abril, 120 serão nomeados em meados de maio e outros 99 serão convocados assim que as horas extras deixarem de ser praticadas pela Agepen.
Ao todo, 419 candidatos aprovados em todas as fases do concurso irão compor o quadro de pessoal da Agência. Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, os novos servidores da Agepen irão atuar na Capital e no interior do Estado, “tanto na função operacional quanto no administrativo”. Para ele, a convocação dos aprovados no concurso revela que Mato Grosso do Sul, mesmo vivendo em um cenário delicado da economia nacional, investe nos recursos humanos da Segurança Pública.
Polícia civil

Está autorizado o concurso público da carreira Polícia Civil de Mato Grosso do Sul com 210 novas vagas. O documento foi assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e o edital deve ser publicado nos próximos dias, em data a ser definida pela Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD).
Nesta segunda-feira (10), o assessor jurídico do Governo do Estado, Felipe Mattos, se reuniu com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-MS), Giancarlo Miranda, e anunciou a autorização de concurso público.
Ao todo, o governador autorizou a abertura de 210 novas vagas, distribuídas em 100 vagas para o cargo de Investigador de Polícia Judiciária, 80 para o cargo de Escrivão de Polícia Judiciária e 30 vagas para Delegado de Polícia.
As carreiras de Escrivão e Investigador de Polícia requerem certificado de conclusão ou diploma escolar de nível superior em qualquer área de formação, registrado no Ministério da Educação. Para Investigador de Policia é exigido ainda a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – Categoria “B”, “C” ou “D”. Ambas as funções pagam remuneração de R$ 3.668,17. Para delegados (3ª classe da carreira) é exigido o bacharelado em Direito e a remuneração inicial é de R$ 14.229,49. (Com assessoria)