Campo Grande (MS) – O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, solicitou o reconhecimento federal de situação de emergência para 14 cidades do estado, que foram atingidas pelas fortes chuvas das últimas semanas. Um ofício foi encaminhado na última sexta (11) para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
“São necessários R$ 115,4 milhões para ações de socorro e assistência à população de Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado. Essa cidades foram onde as chuvas e tempestades causaram os maiores estragos”, explicou o governador.
O documento foi oficializado nos termos tratados em reunião feita em Brasília (DF) no último dia 9 de dezembro, quando ele e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Junior, se encontraram para debater soluções emergenciais. Isso porque, os danos e prejuízos decorrentes do evento adverso implicaram no comprometimento da capacidade de resposta econômica e administrativa do Poder Público Estadual, o que implica na necessidade de auxílio financeiro complementar por parte do Governo Federal.
Junto ao ofício, foi encaminhado à a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil o relatório fotográfico das regiões atingidas e documentos e registros que esclarecem a ocorrência do desastre, como os decretos estaduais que reconhece a situação de emergência nos 14 municípios. (Com assessoria)