
Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) propôs que o programa Caravana da Saúde se torne pauta do consórcio Brasil Central de Governadores. A ideia foi sugerida no fechamento dos trabalhos, na última sexta-feira (3), em Goiânia. Segundo o tucano, o objetivo é fazer com que o programa se fortaleça como ferramenta para o atendimento público de saúde.
O governador ressaltou as dificuldades que o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso enfrentaram para iniciar os atendimentos devido ao corporativismo de alguns setores que não têm interesse de que políticas públicas dessa natureza avancem.

“A gente enfrenta um corporativismo enorme de segmentos que não querem que a saúde pública avance para atender as pessoas que precisam. Minha proposta é pensarmos o programa Caravana da Saúde em nível de consórcio, isso pode até gerar uma lógica que barateie esses serviços nas contratações, uma lógica de rodada das especialidades e isso com certeza seria um ganho coletivo”, ponderou.
Segundo Reinaldo, o Ministério da Saúde lançou um pacote de investimentos de R$ 584 milhões justamente para a contratação de cirurgias eletivas, com a adesão dos demais estados do consórcio, a possibilidade de montar um planejamento nos moldes da Caravana da Saúde ganharia mais força para uma parceria com a União. “O objetivo é atender a demanda reprimida e atender a população que precisa de uma cirurgia ou exames. Então, deixo essa proposta para os demais gestores do consórcio”, finalizou.