Tucano alertou para que a sociedade civil esteja atenta ao jogo sujo de seus adversários, inclusive com possíveis compras de votos
O candidato a governador Reinaldo Azambuja (PSDB) reafirmou seu compromisso de implantar um governo transparente e de combate implacável à corrupção em Mato Grosso do Sul, caso seja eleito no próximo dia 26. O tucano assinou carta de compromissos com a sociedade civil organizada, nesta segunda-feira (20), em Campo Grande, e aproveitou para pedir o apoio dos integrantes do movimento na fiscalização da prática ilegal da compra de votos ainda nestas eleições.
“Nós sabemos que hoje existe uma ação muito forte de compra de votos por parte dos adversários. Essa já foi uma prática, no primeiro turno, que usou dinheiro sujo desviado da corrupção, um tipo de política que temos que banir do Estado”, alertou. E completou: “essa é a velha política que quer se perpetuar no poder, mas que agora sente uma reação da sociedade sul-mato-grossense, que deseja uma política limpa, transparente e de resultados”.
Ativismo
Membro da sociedade civil organizada, o advogado Jully Heys clamou a participação da população na atuação de combate à corrupção e compra de votos. Para ele, o ativismo do povo é fundamental.
“Você tem as instituições responsáveis por fiscalizar e punir, mas, de fato, elas não dão conta de tanto contingente de denúncias e ocorrências que acontecem. Então, o caminho é a participação da população. A conscientização de que o cidadão pode contribuir para isso é essencial”, opinou.
Transparência e combate à corrupção
Ao assinar o documento elaborado por mais de 100 advogados e três lojas maçônicas, além do Observatório Social de Campo Grande e do Sindicato dos Auditores e Técnicos da Auditoria de Mato Grosso do Sul, Reinaldo lembrou que a transparência sempre foi um dos eixos principais do plano de governo do PSDB para o Estado.
“Nossos projetos vão ao encontro disso que vocês estão propondo [transparência e combate à corrupção]. Governo sério não tem medo de transparência”, garantiu.
Programa de governo
Durante a reunião, Reinaldo anunciou que já possui desenhado um modelo de transparência para as pessoas acompanharem em tempo real todos os gastos do governo. “Nós temos que ter transparência para as pessoas conhecerem como funciona o governo: quanto arrecada, onde gasta, com o que gasta e para quem gasta”, contou.
Sobre a corrupção, o candidato lembrou que se propôs a fazer um novo modelo de política com novas práticas e honestidade, repudiando e não sendo tolerante com qualquer prática ilícita. “Os valores que estamos defendendo nessa nova política são a decência, a transparência e o governar com as prioridades das pessoas”, avisou.
—
Fotos: Chico Ribeiro
Assessoria de Imprensa Reinaldo Azambuja
(67) 9851-2024 / 9854-2022 / 9836-2027