Candidato a governador pelo PSDB visita comércio da cidade e recebe o apoio de lideranças locais, como a do vice-prefeito Luiz Akira
O candidato a governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse nesta sexta-feira (15), em Três Lagoas, que vai priorizar a implantação de um porto seco no município, responsável por mais da metade das exportações de Mato Grosso do Sul. Com o entreposto, empresas exportadoras teriam tratamento tributário diferenciado, aumentando a competitividade do Estado.
Atualmente, das 40 empresas exportadoras e importadoras de Mato Grosso do Sul, 30 estão em Três Lagoas, exemplo do dinamismo econômico da região do Bolsão.
“Temos que criar uma legislação tributária diferenciada para a implantação de um porto seco em Três Lagoas, potencializando ainda mais o desenvolvimento dessa região […] Temos que ampliar a presença do Estado para facilitar a atração de negócios para que as pessoas de Três Lagoas e região possam ter cada vez mais oportunidades de trabalho e renda”, disse.
Qualificação
Reinaldo destacou ainda que é preciso investir em qualificação profissional, saúde, educação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Com a atração de empresas nos últimos anos, Três Lagoas vive graves problemas sociais: faltam creches para as trabalhadoras colocarem seus filhos, a saúde e a segurança não funcionam”, disse.
Caso eleito, o candidato do PSDB vai trabalhar em parceria com os municípios na qualificação de mão de obra, para que os empregos de qualidade fiquem nas cidades. Além disso, ele quer alterar as leis de incentivo para que as empresas priorizem a contratação de trabalhadores da região.
“Hoje, os melhores postos de trabalho ficam para as pessoas que vêm de fora. Isso não pode acontecer. Vamos também mexer nos incentivos fiscais, incluindo uma contrapartida das empresas que queiram se instalar em Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Carga tributária
Durante visita ao centro comercial de Três Lagoas, Reinaldo reiterou o compromisso de reduzir a carga tributária. Segundo ele, hoje as cidades sul-mato-grossenses que fazem divisa com outros estados ou fronteira com outros países não têm como competir com os vizinhos.
Uma das principais reivindicações dos comerciantes, e que será atendida por Reinaldo, é o fim do ICMS Garantido, que sobretaxa micro e pequenas empresas.
“Hoje, devido à alta carga de impostos, as pessoas atravessam nosso estado para comprar em São Paulo, no Paraná ou no Paraguai. Quem perde é o comércio local, que deixa de gerar renda e emprego para a população”, disse.
Novos apoios
Reinaldo foi recebido com festa na sua chegada a Três Lagoas. Ainda no aeroporto da cidade, foi recepcionado por candidatos a deputado federal e estadual e pelo vice-prefeito, Luiz Akira, que declarou seu apoio à candidatura do tucano.
Filho do deputado federal pelo PMDB, Akira Otsubo, o vice-prefeito de Três Lagoas afirma que Reinaldo Azambuja representa o novo, pois é uma pessoa dinâmica, um grande empreendedor que já mostrou sua competência como empresário e como prefeito de Maracaju.
“Ele é o candidato que reúne todas as qualidades de quem precisa governar Mato Grosso do Sul. Sabemos que o Estado desponta economicamente e precisamos de um candidato com esse perfil e com essa visão” destacou.
No centro comercial, Reinaldo e a candidata à vice-governadora Professora Rosa cumprimentaram vendedores e moradores. No período da tarde, eles visitaram indústrias. À noite, participam da inauguração de comitês políticos e de reuniões com profissionais liberais.
“Estou muito feliz pela recepção da população de Três Lagoas. Tenho certeza que, juntos, vamos mudar de verdade Mato Grosso do Sul”, afirmou.
—
Fotos: Alexandre C. Mota
Assessoria de Imprensa Reinaldo Azambuja
(67) 3026-3187