Campo Grande (MS) Hipertensão foi o assunto principal da Secretaria Municipal de Saúde que realizou uma ação preventiva e de sensibilização sobre o combate a hipertensão com alunos da Escola Estadual “Peri Martins”, em Bataguassu. A ação foi através da Estratégia da Saúde da Família (ESF) “Dr. Rubens Kimura”

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, a medida teve como objetivo detectar precocemente pacientes com problemas de pressão arterial. “Por ser assintomática e silenciosa, a pressão arterial pode ocasionar vários agravos de saúde. Realizamos essa ação com jovens e adolescentes porque é raro esse público realizar esse tipo de atendimento e sabemos a importância desses adolescentes e jovens conhecerem suas condições de saúde e, se necessário, iniciarem um tratamento antecipadamente para o controle da pressão”, destacou a secretária.
Maria Angélica explicou que durante a atividade, a equipe do ESF aferiu a pressão arterial de 300 alunos na faixa etária de 13 a 18 anos. Do total de atendimentos, 9 estudantes apresentaram pressão igual ou superior a 140×90 mmhg, o que já é considerado como quadro de hipertensão (pressão alta).

A secretária enfatizou que após a detecção dos casos, os discentes foram orientados a realizarem o controle da pressão e procurarem atendimento médico. Todos serão acompanhados pela unidade de saúde.
Toda ação foi acompanhada pela diretora da unidade escolar, Marli Zacarin e demais membros do corpo docente.
Informações com assessoria,