Todos os dias são dia Lilás para nós que desejamos uma sociedade justa e igualitária, onde todas, mulheres e meninas vivam sem violência – foto: Chico Ribeiro
Campo Grande (MS) – A Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Governo do Mato Grosso do Sul Luciana Azambuja (PSDB) comemora e agradece a participação de todas as pessoas que se dedicaram a fazer do Agosto Lilás uma marca no fim da violência contra as mulheres. De acordo com dados coletados pela Subsecretária foram alcançados 57 Municípios – e desses, 34 tem Organismos de Políticas para Mulheres. A missão agora é criar e implantar Coordenadorias da Mulher em todos os Municípios, para defender as pautas específicas das mulheres.
Lançado pelo terceiro ano consecutivo em Mato Grosso do Sul, pelo Governo do Estado, a campanha Agosto Lilás, voltado para combater a violência contra a mulher, situação que atinge índices alarmantes no Brasil e é considerado, legalmente, um crime específico, seja quem for o autor chegou ao fim.
O Agosto Lilás de 2017, chegou às igrejas e faculdades sul-mato-grossenses, desenvolvendo ações para coibir as agressões cometidas por marido, namorado, pai, irmão ou qualquer homem que tenha convívio com a vítima, podendo essa violência ocorrer nas mais diversas formas – física, moral, sexual, patrimonial e psicológica.
A campanha é contra a violência e todos os envolvidos nas escolas públicas e particulares, além das já citadas igrejas e faculdades comércios, terminais de ônibus, aldeias indígenas, comunidades quilombolas, comunidades LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), entre outros, foram alvos das ações que podemos evitar.
Durante todo o mês de agosto a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher realizou diversas atividades da Campanha Agosto Lilás, no combate à violência contra a mulher, uma iniciativa do Governo do Estado em Parceria com as Prefeituras do Estado, OAB – MS e Projeto Mulher Segura da Polícia Militar.
O projeto Agosto Lilás recebeu o nome de Maria da Penha vai ás Escolas. Esse ano a Lei completou 11 de criação e levantou debates para toda sociedade.
“Chegamos ao último dia da nossa campanha #AgostoLilás. Agradecemos a todas as instituições parceiras, às Gestoras de Políticas para Mulheres e aos gestores/as de outras pastas que se dedicaram a um Agosto Lilás pelo fim da violência contra mulheres !!! Todo dia é um dia Lilás para nós que desejamos uma sociedade justa e igualitária, onde mulheres e meninas vivam sem violência !!! ” frisa a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja.
Foram realizadas palestras de conscientização, blitz e panfletagens, entrevistas na rádio e o acolhimento de denúncias. “Não vamos ficar de braços cruzados, o trabalho continua e com nossa dedicação podemos combater essa violência.”, finaliza Luciana Azambuja.