
Campo Grande (MS) – Pensar boas ideias de gestão públicas e colocá-las em prática traz o desenvolvimento dos municípios e ainda reconhecimento aos gestores. Esse é o objetivo do Prêmio prefeito empreendedor oferecido pelo Sebrae, que nesta edição destacou a contribuição de dois tucanos em MS: prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, e prefeito de Figueirão, Rogério Rodrigues Rosalin. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) esteve prestigiando o evento.
Roberto Hashioka levou dois prêmios, ficando em primeiro lugar nas categorias “Inovação e Sustentabilidade” com o projeto inovação e tecnologia da informação e na categoria “Melhor Projeto”, com o programa de desenvolvimento e apoio a industrialização do município.

“Nossa gestão foi a escolhida pelo Sebrae MS pela implantação do Distrito Industrial, através Programa de Desenvolvimento e Apoio à Industrialização que instalou 42 empresas com 482 empregos, e a formalização da Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (Finova). Pelo estímulo à criação de novos negócios e sustentabilidade das pequenas empresas também garantimos a conquista do troféu “Atores do Desenvolvimento”. Essa premiação compartilhamos com o quadro de servidores e de forma especial com os nova-andradinenses, que, empreendedores, são nosso grande capital”, comemorou Hashioka.
O troféu “Atores do Desenvolvimento” se deve ao fato se Nova Andradina ser a prefeitura que mais comprou de microempreendedores individuais. O município é referência pela regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, por executar através da Secretaria Municipal de Finanças e Gestão, um programa de estímulo à criação de novos negócios e sustentabilidade das pequenas empresas. A iniciativa, que contribui para a geração de emprego, melhoria dos indicadores sociais e privilegia os pequenos empreendedores no fornecimento de bens e serviços à Prefeitura nas licitações de até R$ 80 mil.
Figueirão
O prefeito Rogério Rosalin venceu na categoria “Pequenos Negócios do Campo”, com o projeto Produzir Mais. Com apenas um ano à frente da Prefeitura de Figueirão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Rosalin cadastrou propriedades rurais, estimulou a produção leiteira, mapeou 100% da zona rural, diagnosticando oportunidades e entraves da região.
De acordo com a prefeitura, o Programa Produzir Mais tem como finalidade apresentar ferramentas de desenvolvimento da Agricultura Familiar, potencializando a vocação local ao agronegócio, principal fonte econômica do município. Além do leite, frutas, verduras e legumes produzidos de forma orgânica, passaram a ser entregues na escola e hospital municipal, beneficiando a renda do produtor e a alimentação de crianças e pacientes. Os mesmos fornecedores, contam com uma feira municipal que vem sendo um sucesso.

“Estimular o associativismo, instalar uma agroindústria para beneficiamento de leite e outros alimentos, aumentar a produtividade do solo e a renda familiar, bem como diminuir o exôdo rural também são objetivos do Programa Produzir Mais. O primeiro passo foi identificar pequenos produtores interessados na iniciativa. Em seguida cadastramos todos, e iniciamos as ações práticas”, declarou Rosalin.
Devido a compromissos agendados, a primeira-dama Graciela Rosalin e o Secretário de Agricultura, Fernando Barbosa, representaram Rosalin na premiação em Campo Grande.
Prêmiação
A entrega da premiação contou com a presença de várias autoridades, entre elas o governador Reinaldo Azambuja. “O prêmio reconhece ações importantes e criativas em favor do desenvolvimento dos negócios locais nos municípios. Lembrei de quando fui prefeito e tive a alegria de receber o prêmio, que é uma grande motivação para quem trabalha para desenvolver a cultura empreendedora. Ainda no evento, assinei um termo de cooperação para que os municípios implantem todos os benefícios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”, declarou Reinaldo.
No total, 23 prefeitos se inscreveram para concorrer a seis categorias.