A vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, comemorou a aprovação em 2º turno no Senado da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que estabelece cotas para as mulheres nas eleições para o legislativo. Rose foi eleita na chapa do governador Reinaldo Azambuja em 2014 e antes disso exerceu mandato eletivo como vereadora de Campo Grande.
“Qualquer dispositivo que aumente a participação das mulheres na política é fundamental para o nosso Brasil. São homens e mulheres que constroem esse país e sem a efetiva participação das mulheres, perdemos a chance de estabelecer um ambiente verdadeiramente democrático”, destaca Rose.
De acordo com o texto, a PEC cria uma cota para as mulheres para eleições de deputado federal, estadual e vereador. As regras são estabelecidas para as três legislaturas seguintes àquela em que a PEC for promulgada. Aprovada no Senado, a proposta segue agora para avaliação da Câmara.
No Brasil, dos 81 senadores eleitos em 2014, somente 13 são mulheres. Na Câmara, dos 513 deputados federais, apenas 51 são mulheres.