Os senadores Aécio Neves (MG), Aloysio Nunes Ferreira (SP), Alvaro Dias (PR), Cássio Cunha Lima (PB) e a senadora Lúcia Vânia (GO) estão entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso. A lista que também é conhecida como “Cabeças do Congresso”, feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), divulgada nesta terça-feira (6).
Única senadora mulher do PSDB, Lúcia Vânia também está entre as mais influentes. Em seu Twitter, ela agradeceu: “Minha indicação, ao lado de outros parlamentares, é fruto de trabalho e dedicação em prol dos interesses de Goiás e do País. Obrigada!”.
A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e oito senadoras), na elite do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).
O Diap seleciona congressistas que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício dos seguintes atributos: negociar projetos, conduzir debates, articular interesses e formular políticas pública. O ranking está diretamente relacionado ao tamanho da bancada de cada partido como PT, PMDB e PSDB.
Da Liderança do PSDB no Senado