PSDB – MT

Caravana da Transformação atende quase 1,4 mil pessoas em dois dias

caravana_da_transformação_maria_anffeA Caravana da Transformação já realizou quase 1,4 mil consultas nos dois dias de atendimento em Barra do Bugres. Ao todo, foram realizados 4,8 mil procedimentos (exames e testes) nos dias 12 e 13 de julho. As ações de saúde são realizadas no Parque de Exposições Deputado Renê Barbour, em Barra do Bugres (168 km a médio-norte de Cuiabá). A partir desta quinta-feira (14.07), terão início as cirurgias de catarata e pterígio.

Moradora do município de Tangará da Serra, Leila Gonçalina de Souza, de 50 anos, veio com o marido, Adair Teles, até Barra do Bugres para ser atendida. Diagnosticada com catarata, ela conta que está feliz em poder fazer a cirurgia sem qualquer custo. “Fui bem atendida hoje e amanhã vou fazer minha cirurgia. Faz tempo que tenho este problema na visão, até para conversae próximo da pessoa eu enxergo de forma embaçada, mas agora vou ficar 100%”.

Com 72 anos, Francisca Iracema de Souza é mais uma das pacientes da Caravana da Transformação. Moradora de Tangará da Serra, ela conta que há mais de um ano aguardava pela cirurgia de catarata. “Na última quinta-feira (07.07) fui até a Cuiabá para uma consulta e recebi a orientação para fazer a cirurgia. No mesmo dia fiquei sabendo do mutirão que seria realizado em Barra do Bugres. Procurei a prefeitura e hoje estou aqui. O atendimento foi ótimo, tudo muito bem organizado, as pessoas estão sendo todas carinhosas com a gente”.

Os atendimentos médicos, durante a Caravana, são realizados para cidadãos de 11 municípios da região Médio-Norte. Para comportar toda esta demanda, foi montada estrutura específica no Parque de Exposições de Barra do Bugres. Além disso, quatro caminhões são utilizados para dar o devido suporte às ações, sendo um exclusivo para as cirurgias. Ao todo, 80 profissionais da saúde estão empenhados nos atendimentos.

Para pacientes que necessitarem de internação, o hospital municipal já está equipado, assim como também há a disponibilização de ambulâncias para casos de transporte em situação de emergência. Os atendidos que realizarem as cirurgias durante a Caravana serão avaliados 24 horas após os procedimentos e reavaliados sete dias passados a cirurgia. Pelas cirurgias, o Governo do Estado pagará o valor indicado na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os procedimentos serão auditados pelo Tribunal de Contas para garantir a efetividade do contrato.

Áreas de atuação

Lançada pelo governador Pedro Taques, no dia 30 de junho, a Caravana da Transformação, além dos atendimentos médicos, terá os dias “D” (16 e 17 julho) com uma série de serviços oferecidos à população. Dentre eles o cadastro e confecção do Cartão SUS, 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito), Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador Amador, CPF, CadÚnico, Carteira de Identidade, foto 3×4, declaração de hipossuficiência, serviço de referência e contrarreferência para a rede de proteção social, inscrição em cursos de capacitação, intermediação de mão de obra e embelezamento.

Serão oferecidas ainda oficinas com os seguintes temas: Postura no mercado de trabalho, sensibilização para o trabalho, orientação aos pais (conflitos familiares), programa de economia criativa, políticas culturais – mapas culturais, sistema estadual de cultura e marco regulatório das organizações da sociedade civil, primeiros socorros e atendimento a acidente doméstico, resistência ao uso de drogas e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

A Caravana da Transformação ainda realizará serviços complementares de educação para o consumo, processos de segurança, boletim de ocorrência, assistência rural, proteção social, emissão de declaração de hipossuficiência, orientação jurídica, oferta de crédito, fotocópias e plastificação de documentos.

Parceiros

Para realizar o projeto, o Governo do Estado conta com diversos parceiros divididos em duas modalidades. Os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra, Defensoria Pública. Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer e Detran-MT.

Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana da Transformação contará com o apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabeleireiro e Grupo Barralcool.

Ver mais