Brasília – Quem conhece Aécio Neves, escolhe Aécio Neves. Esta é a conclusão dos números da última pesquisa Datafolha divulgados nesta terça-feira (13) pela Folha de S.Paulo.
O resultado do Datafolha indica que o senador mineiro e presidente nacional do PSDB mais do que dobra o percentual de intenções de votos considerando os eleitores que dizem conhecer muito bem os pré-candidatos: as intenções de voto em Aécio pulam de 12% para 32%.
O crescimento de Aécio entre esses eleitores é maior do que o da presidente Dilma Rousseff e o de Marina Silva.
O resultado do levantamento sinaliza que o partido está no rumo certo da construção do projeto presidencial de 2014, avalia o deputado federal Marcus Pestana, presidente do diretório do PSDB-MG.
“Mesmo sem ter um elevado grau de conhecimento no Brasil, o presidente nacional do PSDB registrou um crescimento expressivo de intenções de votos de um ano para cá”, observa Pestana.
E acrescenta: “Aécio Neves é extremamente conhecido e o maior líder de Minas nas últimas décadas. No entanto, nunca disputou eleição nacional, coisa que Marina e Dilma já fizeram. Portanto, ambas têm nível de conhecimento muito maior”.
Para o deputado, o importante é que uma eleição que o PT dava como resolvida transformou-se em uma eleição aberta: “O PSDB está unido. Esses dados mostram todo o potencial da candidatura de Aécio Neves”, disse.
O tucano acredita que o nível de conhecimento dos candidatos só será definitivamente equiparado após o início oficial da campanha, no ano que vem: “Há uma precipitação enorme na análise das pesquisas. Estamos a um ano e dois meses da eleição, e o eleitor, em sua maioria, só forma o quadro comparativo necessário para a decisão de voto após o horário eleitoral na TV, onde as oportunidades no principal veículo de comunicação são democratizadas”, pondera.
Sensus
Os dados do Datafolha confirmam o que a pesquisa do Instituto Sensus já havia constatado na semana passada. Entre os eleitores que conhecem os quatro principais pré-candidatos em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, Aécio lidera com 27,9% das intenções de votos, bem à frente da presidente Dilma Rousseff, que alcançou 21,3%.