Os mecanismos capazes de garantir o desmatamento zero em Mato Grosso foram destaques da audiência pública requerida pelo deputado Wilson Santos (PSDB), nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa. Foram debatidos os impactos e as alternativas para o fim dessa prática, bem como as comemorações dos 25 anos do Instituto Centro de Vida (ICV), entidade ligada ao setor ambiental.
O deputado afirmou que é possível promover o desmatamento zero, mas é preciso que haja o combate rigoroso por parte dos órgãos e instituições ligados ao meio ambiente. “Estamos no caminho certo, pois nas últimas décadas caímos no nível de devastação e ainda conseguimos manter o crescimento da produção agrícola”, afirmou.
O líder de governo defendeu a inserção dos 20 milhões de hectares de áreas degradadas em Mato Grosso ao sistema produtivo. “São áreas devastadas pela pecuária, mineração, enfim, que podem ser incorporadas com um modo de operação diferenciado para aproveitamento e preservação. Temos que pensar nisso, pois o mercado tem exigido consumidores exigentes”, pontuou.