PSDB – MT

Dilma gastou toda a verba de publicidade de 2016: “Terra arrasada é o modus operandi do PT”, diz tucano

Duarte-Nogueira-_-George-Gianni-PSDB-300x199Brasília (DF) – Como se não bastasse o desgoverno com as contas públicas que levou o Brasil a uma crise política, econômica e social sem precedentes, os gastos da presidente afastada Dilma Rousseff com publicidade ultrapassaram os limites do aceitável. De janeiro até a quinta-feira da semana passada (12), quando a petista deixou oficialmente o governo, a gestão de Dilma gastou toda a verba de publicidade da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) prevista para 2016: R$ 152 milhões.

As informações são de nota publicada nesta quarta-feira (18) no blog do jornalista Lauro Jardim, de O Globo. Segundo o texto, a gestão do presidente em exercício Michel Temer (PMDB) encontrou os cofres da Secom vazios. A secretaria deverá agora analisar se alguns dos gastos feitos pela gestão anterior podem ser cancelados.

Para o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP), os gastos irresponsáveis do governo petista comprometeram não só a gestão de Dilma, mas toda a estrutura do país.

“É o sentido dos cozinheiros de despensa cheia. O PT torrou toda a despensa que recebeu, gerou um rombo não só para si próprio, como para o seu sucessor. Essa característica de terra arrasada é o modus operandi do PT. No caso da publicidade, tentar através de uma propaganda maciça, e ao mesmo tempo repetitiva, tornar uma mentira em uma verdade. Um governo apodrecido, corroído, corrupto, ineficiente, inoperante, inepto, em uma coisa palatável para a sociedade”, afirmou.

A estratégia petista, no entanto, não deu certo. “Caiu o véu. A sociedade acordou. Ninguém aguentava mais”, ressaltou o tucano.

O parlamentar avaliou que o governo de Michel Temer terá pela frente “um trabalho hercúleo” para tentar colocar as contas públicas em ordem, gerando um mínimo de equilíbrio e, com isso, diminuindo a inflação, gerando credibilidade para o retorno dos investimentos, reduzindo a taxa de juros e criando um ambiente de prosperidade econômica. “Quem mais sofre é o cidadão mais pobre, que perde o emprego, não tem renda, que acabou com a sua capacidade de compra. É o retrato do governo do PT: por onde eles passam é sempre assim”, reiterou.

Verbas para blogs

A Secom também deverá pedir às empresas estatais um levantamento dos seus gastos de publicidade. O objetivo é mapear a quantidade de recursos das estatais que são direcionados para blogs e outras publicações favoráveis ao PT. A Petrobras e a Caixa Econômica Federal já chamaram a atenção pelas verbas destinadas à veículos que apoiavam as gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff. O dinheiro deverá ser redirecionado, para que o investimento volte a meios de conteúdo jornalístico.

Duarte Nogueira destacou a transparência como um traço vital da comunicação pública, que foi esquecido pela administração petista e deverá ser retomado pela nova gestão.

“O mais importante é tornar público para onde esse dinheiro estava indo, mascarar essas línguas, penas de aluguel, e ao mesmo tempo, com transparência, fazer a comunicação social conforme reza a Constituição: prestar contas, e não fazer propaganda artificial para tornar as mentiras uma realidade”, completou o deputado.
Clique AQUI para ler a nota do blog de Lauro Jardim.

Ver mais