Brasília – O desempenho fraco da economia nacional sinaliza que seriam necessários 30 anos para que o Brasil alcançasse um nível de renda por habitante similar ao dos países ricos.
Os dados estão no site da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (4), são baseados em informações do Fundo Monetário Internacional (FMI).
O Brasil tem, hoje, crescimento médio do PIB de 2,5% e aumento anual de habitantes de 0,9%.
O deputado federal Luiz Carlos (PSDB-AP) considera que os resultados demonstram que o PT democratizou a pobreza no Brasil.
E declara: “A desastrada condução da economia por parte do PT faz com que estejamos cada vez mais distantes do desenvolvimento. Hoje, temos um governo que cobra impostos excessivos e não tem a menor condição de dar o retorno adequado, já que não se planeja de forma precisa. A explosão, sem critério, das despesas sociais faz com que tenhamos um país sustentado pela classe média, que se empobrece.”
O parlamentar também critica a falta de transparência na condução da economia.
“Há tempos, o PSDB alerta para os equívocos realizados pelo PT no campo econômico. Falta de transparência, manobras contábeis, gastos inadequados e tantos outros que freiam o crescimento e prejudicam o enriquecimento da população”, enumera.
Para Luiz Carlos, uma política correta para a economia deve coibir o intervencionismo excessivo e estimular a atividade empreendedora.
“O Brasil tem todas as condições de crescer, desde que o governo não atrapalhe e atue apenas de forma a ajudar os produtores. Tenho total convicção de que o PSDB é capaz de implantar esse modelo benéfico”, resume.