Brasília – O líder da Minoria na Câmara, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), solicitou informações ao Ministério de Minas e Energia (MME) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O objetivo é tornar públicas informações sobre quanto foi gasto em publicidade e quantas residências foram contempladas no total com o Programa Luz para Todos.
Na solicitação, o líder pede a planilha de gastos com as propagandas governamentais do programa veiculadas na mídia nacional, especificamente, a relação de gastos, por ano, no período de janeiro de 2003 a 2013 e a planilha indicando a quantidade de residências contempladas – por Estado e por ano no mesmo período.
“Precisamos saber se o Programa Luz para Todos está nos moldes de outros programas do PT, que absurdamente aumentaram até 800% em verbas publicitárias de um ano para outro”, disse Leitão.
De acordo com o MME, o Programa Luz para Todos tem o objetivo de levar energia elétrica para a população do meio rural de forma gratuita. Nos últimos meses, a presidente Dilma Rousseff ampliou o ritmo de viagens nacionais, com agendas repetidas e entrega de moradias, inclusive sem água e energia elétrica.
Na semana passada em Vitória da Conquista, na Bahia, Dilma participou de uma solenidade para a entrega de 1.740 unidades, das quais apenas 378 tinham energia. Até as moradias do bloco usado pela presidente para simbolizar a entrega das casas estavam sem luz.
*Portal do PSDB na Câmara