PSDB – MT

Indicador sugere diminuição do PIB no terceiro trimestre

PSDB 52Brasília – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), indicador apontado como uma prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), teve retração de 0,12% no terceiro trimestre.

O declínio foi motivado por, entre outros fatores, a desaceleração da produção industrial. Houve retração de 0,4% no setor no período, e o fato foi acompanhado pelo aumento nos estoques.

Os dados estão em reportagem publicada nesta quinta-feira (14) pela Folha de S. Paulo.

Para o deputado federal Izalci (PSDB-DF), os números somam-se à desconfiança internacional que há sobre a economia e colaboram para a criação de um panorama de pessimismo.

“Há muitos sinais que deixam claro que a economia não vai bem. Inflação em alta, balança comercial deficitária e, agora, esses indicadores sobre a retração da economia. O descrédito aumenta, o que não é bom”, afirmou.

Izalci destacou que o governo tem obtido recordes na arrecadação de impostos – o que deixa claro, na avaliação do parlamentar, que o desempenho fraco é resultado de falhas na gestão pública.

“Esse governo não realiza controle de gastos, de projetos. A indicação do TCU, que solicitou a interrupção de sete obras federais, deixa claro a magnitude do problema. Enquanto não houver planejamento, não há como revertermos o quadro”, disse.

O deputado acrescentou que a situação só não está pior por conta da atuação satisfatória dos empresários do agronegócio – “não fosse isso, nossa balança comercial estaria ainda mais deficitária. Afinal, produtores rurais e industriais não podem contar com o governo para progredirem”.

Ver mais