A Câmara dos Deputados instalou na tarde desta quarta-feira (11), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funai e do Incra. O deputado Nelson Marquezeli presidiu a sessão de votação. O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) foi eleito presidente com 19 dos 20 votos.
Empossado no cargo, Moreira anunciou o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) como relator da comissão, que terá um prazo regimental de 120 dias para fazer as investigações. O foco da comissão serão os processos de demarcação de terras indígenas e quilombolas, além dos assentamentos da reforma agrária.
Para Nilson Leitão, os órgãos além de não conseguir cumprir com suas funções, tem sido alvo de inúmeras denúncias.
“O momento é de colocar as coisas às claras. Nem o Incra nem a Funai conseguem de fato concluir seu trabalho. Os assentados estão abandonados. A mortalidade entre índios tem crescido. Nos últimos 10 anos o crescimento foi de cerca de 170%. De cada 100 índios que morrem, 40 são crianças. O problema é a falta de atendimento humano a esse que queremos mostrar à sociedade” alertou Leitão.
A próxima reunião da comissão será terça-feira da próxima semana (17) quando serão escolhidos os deputados que irão ocupar os demais cargos.