No estado do Mato Grosso, o milho está a céu aberto por falta de armazéns. Produtores enfrentam dificuldades para estocar a safra de milho, o que provoca perda e queda na comercialização. Para obter informações do governo, o líder da minoria, deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), protocolou hoje (5) um requerimento de informação nº 3683/2013 ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, sobre a situação das unidades da Companhia Nacional de Abastecimento, CONAB em Mato Grosso.
O líder solicitou a relação de todas as unidades da CONAB, bem como planos, projetos de ampliação e fechamento das unidades atualizada e a execução orçamentária dos últimos 3 anos. “Precisamos saber também qual é a capacidade total de armazenamento, com dados específicos sobre o produto e a quantidade armazenada. Sem isso não há planejamento e infra-estrutura básica”, explica.
Para Leitão, os produtores de grãos são competitivos do portão para dentro da fazenda pois ainda ficam expostos aos problemas primários de infra- estrutura do governo brasileiro. Das 21 unidades da CONAB em Mato Grosso, pelo menos seis não estão recebendo grãos. Uma delas, que fica em Cuiabá, foi desativada há cinco anos. “ O preço desse cenário é a perda da competitividade do produto brasileiro no mercado”, finaliza.
Da assessoria