Na manhã desta terça-feira, 28, o deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) junto com o vice-governador de Mato Grosso, e demais membro da bancada no Congresso, se reuniram com Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para tratar sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Cáceres.
As ZPE’s são áreas de livre comércio com destinadas à instalação de empresas voltadas para produção de bens a serem comercializados para o exterior, ou seja, zonas para efeito de controle aduaneiro. Atualmente o Brasil possui 17 zonas aprovadas, porém nenhuma delas em funcionamento.
Em Mato Grosso, faixa de fronteira, existe uma especial atenção as ZPE’s devido à responsabilidade com a segurança nacional que o estado necessita. Em Cáceres há 20 anos se discute a necessidade da implantação da Zona de Processamento, porém necessita de investimentos para sair do papel.
Segundo o deputado Nilson Leitão a ZPE é uma promessa de muitos anos e que necessita de iniciativas devido ao desenvolvimento econômico que irá gerar para a região. “Esperamos que o governo federal, que não entra com nenhum centavo nesse tipo de investimento, pelo menos acelere as parte burocrática para que uma região como Cáceres possa receber uma zona de processamento de exportação. Junto com isso vem outros benefícios como a melhoria e o funcionamento definitivo da hidrovia e também o porto”.
De acordo com o Secretario que recebeu a bancada, Gustavo Saboia, é importante que o projeto se concretize com eficiência para em seguida poder se multiplicar no estado ajudando na segurança da fronteira. “Nós temos toda disposição e interesse de buscar os órgãos de governo envolvidos no processo para trabalhar em conjunto. A secretaria se compromete com o estado e nós estamos trabalhando para que esse processo avance”,
Leitão aproveitou a oportunidade e expôs que devido ao município de Cáceres estar em uma região de fronteira, possui uma “marca como uma fronteira descoberta usada pelo narcotráfico e precisa mudar essa imagem para fronteira onde gera empregos com a indústria, onde os empresários tem motivação para investir cada vez mais e a sociedade possa assim se sentir enriquecida com os investimentos”.