PSDB – MT

Leitão participa de reunião no Comitê de Conflitos Fundiários de MT para tratar sobre situação da área Presidente Adhemar

11109185_972340529466035_5555885136356891283_nO deputado federal Nilson Leitão (PSDB) participou, na segunda-feira (13.04) de reunião do Comitê de Conflitos Fundiários da Casa Militar de Mato Grosso junto com proprietários de 17 propriedades rurais da área conhecida como Presidente Adhemar, entre os municípios de Sinop, Claudia e Itaúba. Eles correm o risco de perdem suas terras por conta de um processo de reintegração de posse. A liminar está prevista para ser cumprida pela Polícia Militar no dia 27 de abril.

Em 2006 o empresário paulista proprietário da Calcit S/A, Oscar Hermínio, entrou com uma ação reivindicando a área de 142 mil hectares. O processo se estendeu durante anos na Justiça e o Comitê expediu, no dia 16 de março, a autorização para o sequestro da faixa de terra.

O deputado Nilson Leitão afirmou que é preciso haver compreensão do que está acontecendo. “A situação pode causar caos social e econômico na região. É preciso verificar com atenção este processo pois todos na região sabem que se trata de uma fraude”.

Leitão se comprometeu a solicitar uma audiência com o ouvidor agrário nacional e o secretário da presidência para assuntos fundiários. Além disso, conseguiu um encontro entre os proprietários rurais e o secretário da Casa Civil de Mato Grosso, Paulo Taques, que foi realizado na terça-feira (14.04).

“Fomos pegos de surpresa, colocaram a gente como posseiros, mas estamos lá há 30, 40 anos. Compramos e pagamos. Temos registro das terras e título emitido pelo Estado. Todo o trabalho de uma vida corre o risco de se perder”, disse Ademir Tomelin, proprietário de uma área no Presidente Adhemar.

Os proprietários rurais entregaram documentação, que será analisada. Uma nova reunião será marcada na próxima semana para discutir o caso.

Ver mais