O deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) se reuniu nesta quarta feira, 29, com o chefe da assessoria parlamentar da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, George Alex Lima de Souza, e o assessor da presidência da companhia Azul, Ronaldo Veras, para tratar sobre as demandas necessárias para reativar a rota no município.
Segundo a ANAC as exigências na área da aviação civil estão mais rígidas, o que torna necessário o processo de modernização com equipamentos e infraestrutura. “As exigências foram elevadas devido ao movimento do aeroporto e a falta investimentos. Por exemplo, devido a uma questão de segurança não operamos mais voos visualmente, apenas por instrumentos, o que não ocorre em Sinop por falta de equipamentos”, explica George Alex.
Para Leitão devido à falta de investimento no aeroporto o atendimento se tornou de péssima qualidade e necessita de modernização urgente. “Em oito anos a única modernização no aeroporto foi o desembarque e um puxadinho que foi feito. Tudo que tem atualmente no aeroporto foi implantado em 2007 durante a minha gestão e já se passaram anos sem nenhuma mudança, ou seja, precisamos de avanços tecnológicos. Por isso, pela falta de investimentos, estamos com os voos suspensos”.
Durante a reunião foram expostas as preocupações tanto da Agencia Nacional, como da companhia Azul diante das necessidades de modernização, enquanto o deputado abordou a importância de correr contra o tempo para solucionar esse impasse.
“Sorriso é um município que está correndo e muito atrás de solucionar o aeroporto enquanto Sinop está de braços cruzados”, disse o assessor da presidência da Azul.
Leitão deixa claro que quer os dois aeroportos em pleno funcionamento e que possui demanda para isso. “Quero os dois funcionando, pois quanto mais melhor. Porém, desde quando o governo prometeu a ampliação do aeroporto em Sinop, o prefeito cruzou os braços esperando que acontecesse algo. Aeroporto é um trabalho de todos os dias e tudo que construímos está se perdendo aos poucos. A minha preocupação é que não podemos perder tempo, não podemos esperar. Estamos sem voos noturnos e isso prejudica a região de forma considerável. O aeroporto é benfeitoria de desenvolvimento. O aeroporto é um dos melhores prestadores de serviços para qualquer região!”, defende Leitão.
O deputado continua articulando novas reuniões onde possa tramar, junto com os envolvidos, um plano de atuação que solucione os problemas existentes. “Precisamos encontrar urgente uma alternativa! Eu vou trabalhar por todos os lados!”, diz Nilson Leitão.