O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), participou, na semana passada, do curso superior de Polícia, promovido para 80 oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e delegados.
O curso está sendo realizado desde o final de agosto e será concluído no próximo mês e, hoje, contou com aulas no auditório Licínio Monteiro da Assembleia Legislativa.
“É muito importante a integração da Assembleia Legislativa com instituições, temos 80 oficiais fazendo o curso, e seguramente toda a segurança do Estado passará por esse grupo que aqui está. E, na oportunidade, tracei o perfil do que é o Poder Legislativo, da sua importância, e atuação para a vida dos cidadãos que estão aqui e de toda a sociedade. Essas pessoas serão as futuras gestoras de toda a segurança pública do Estado”, afirmou Maluf.
O Curso Superior de Polícia é o último curso da carreira profissional. O objetivo é preparar o profissional para o estado maior da corporação, para assuntos estratégicos e alto comando dessas instituições da segurança pública de Mato Grosso.
“É um curso para servidores civis e militares que faz parte do processo de qualificação e preparação para a aquisição de conhecimento de gestão em nível estratégico, com ênfase em estudo de comando em estado maior, abordagem em economia, agronegócio, desenvolvimento local e regional, urbanização, metropolização, inteligência de estado e ético do exercício das atividades de gestão estratégica do âmbito da segurança”, afirmou o tenente coronel Rondon, comandante e diretor da academia de Polícia Militar do Costa Verde.
Para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o curso é habilitação para o posto de coronel. Já para a Polícia Judiciária Civil, a habilitação é para o posto de Delegado.
“A explanação do presidente da Assembleia Legislativa contribuiu imensamente uma vez que possibilitou conhecimento de como o Legislativo está alterando o processo de desempenho, seja fiscalizando ou na elaboração de normas, cumprindo o que de fato prevê a legislação e compartilhando conhecimento”, disse Rondon.
Na oportunidade, Maluf falou sobre os 180 anos da Assembleia Legislativa, sobre o andamento das três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), a Escola do Legislativo, Espaço Cidadania, Instituto Memória, Sala da Mulher, Câmaras Temáticas.
“Estamos produzindo conhecimento, vamos produzir um livro sobre as cidades da Baixada Cuiabana que tem os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), além de debater o relacionamento entre o Brasil e Bolívia”, resumiu Maluf.