Brasília – A trajetória política do ex-presidente Tancredo Neves foi lembrada por parlamentares do PSDB nesta quarta-feira (11), durante a abertura da exposição permanente sobre a vida do político mineiro no Panteão da Pátria e da Liberdade, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
A solenidade contou com a presença do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB-MG).
Para o deputado federal e presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Sérgio Guerra (PE), Tancredo é o principal nome do período de redemocratização. “Entre tantos que contribuíram para que o país superasse a ditadura e se transformasse num país evidentemente democrático, ele foi o maior de todos. Presidiu,com sua inteligência e experiência, uma mudança que devolveu ao povo a democracia”, afirmou Sérgio Guerra.
O legado de Tancredo Neves também foi ressaltado pelo deputado federal Mendes Thame (SP), secretário-geral do PSDB: “Impossível criar um país livre e forte sem o respeito ao estado de direito. Tancredo sempre foi um defensor de que é preciso ter um governo técnico e competente, capaz de resolver as questões difíceis do cotidiano difícil das pessoas, através da boa gestão”, disse.
História- Tancredo foi o primeiro presidente eleito no período pós-ditadura. Em 1985, foi eleito pelo voto indireto de um colégio eleitoral, mas adoeceu dias antes da posse e morreu sem assumir o mandato.
A exposição traz fotos, vídeos, notícias de jornal e documentos históricos, como diploma de presidente expedido pelo Senado, no dia 15 de março de 1985.
Para o deputado Bruno Araújo (PE), a mostra preserva a história de um homem fundamental à conquista da democracia.
E destacou: “Um país que não exalta sua cultura não tem futuro. A memória de Tancredo reporta a todos um sinônimo de luta por liberdade.”
Serviço
Exposição “Memorial Tancredo Neves”
Local: Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves
Endereço: Praça dos Três Poderes – Brasília – DF
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada franca