PSDB – MT

Nilson Leitão defende interiorização das universidades federaia

PSDB 109O líder da Minoria na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), defendeu a interiorização das universidades federais. O tucano é autor de projetos de lei que instituem campi universitários em cidades do interior do Mato Grosso e defende a ampliação dessa iniciativa para todo o Brasil. Essa é uma forma de levar o ensino superior a regiões mais afastadas. Propostas do parlamentar aprovadas em comissões da Casa deverão levar a Universidade Federal de Mato Grosso à Água Boa e Alta Floresta.

Leitão avalia que o crescimento dessas regiões está diretamente ligado ao ensino e à instrução dos cidadãos. “A educação é para hoje”, destaca. “Nossa luta é fazer com que as universidades federais não estejam apenas no campus, mas que a estrutura do corpo docente possa ser deslocada e atender em cursos fora da sede em regiões mais distantes com cursos temporários”, explica.

O tucano propôs audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante para debater a interiorização do ensino superior. Leitão pretende mostrar como o uso de estruturas menores em cidades que ainda não possuem uma universidade federal pode ser benéfico. “Podemos ter uma turma de um determinado curso (enfermagem, biologia ou educação física) naquela região, e depois de concluída forma-se outra, não precisando ter uma estrutura de campus universitário em cada lugar”, explica.

Dessa forma, as pessoas que necessita de ingressar num curso universitário não precisariam esperar por tanto tempo até a construção de um Campus, pois poderia fazer sua graduação ali mesmo em sua cidade em uma espécie de extensão da sede da universidade.

“Estamos usando Mato Grosso como estado continental para que possa servir como modelo, principalmente para os estados do Norte e Nordeste. Isso daria uma chance enorme à juventude” afirma. “Em vez de colocar centenas de jovens em um ônibus para ir à faculdade na capital, por exemplo, seria o contrário: o corpo docente indo, a parceria com as prefeituras acontecendo, e utilizando a mão de obra das universidades federais. Essa é a ideia para que a gente consiga recuperar o tempo perdido no ensino superior”, destaca.

O deputado afirma que os projetos já aprovados irão ajudar a solucionar problemas locais, pois atenderão importantes regiões de seu estado, mas ressalta que é preciso pensar a questão como um todo. “Por isso, apresentamos um requerimento convidando o ministro da Educação e toda sua equipe para debater esse assunto da expansão da universidade e também saber o que é preciso ser feito de imediato para se utilizar as estruturas já existentes”, ressaltou.

Ver mais