Brasília – Líder da Minoria na Câmara e presidente da Subcomissão Especial de Demarcações de Terras Indígenas, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) pediu nessa quarta-feira (14) à Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional realização de missão oficial. O objetivo é que os membros da subcomissão possam ver de perto a situação dos conflitos em Mato Grosso e no Maranhão, especificamente na reserva indígena Suiá-Missú, Kaibi e Awa Guaja.
“Essas demarcações equivocadas precisam ser suspensas urgentemente. São necessários estudos que comprovem a existência de tribos na região, com diálogo entre os envolvidos e demais atividades necessárias em todo o processo. Não precisamos de fraudes da Funai”, cobrou.
A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia quer discutir o relatório da Embrapa que apontou falhas nos estudos realizados pela Funai nos processos de demarcações de terras indígenas no país. “Mais uma vez a Embrapa faltou a audiência com o colegiado, que já havia sido protelada diversas vezes pelo governo. Convocamos a ministra Gleisi Hoffman para prestar esclarecimentos aqui na Casa”, acrescentou.