Deputado diz que cabe ao Legislativo patrocinar debates que encaminhem melhoria na qualidade de vida dos mato-grossenses
No exercício do quarto mandato, essa é a primeira vez que o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) vai integrar a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Após ser empossado 2º vice-presidente para o biênio 2021/2022 na manhã desta segunda-feira (1º), o parlamentar defendeu que o Legislativo seja protagonista de dois temas essenciais para Mato Grosso: o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e a industrialização do estado para gerar empregos no cenário pós-pandemia do coronavírus (Covid-19).
“Nós precisamos da consolidação do Sistema Único de Saúde para garantir uma resposta rápida e segura a população que depende do atendimento na saúde pública.”, disse.
O parlamentar avalia que cabe ao Legislativo patrocinar discussões públicas a respeito do tema e encaminhar os projetos ao Executivo. Com a experiência de dois mandatos de prefeito de Cuiabá e outros dois de deputado federal, Wilson Santos defende a expansão do sistema de saúde pública.
“Devemos estimular os municípios a investir na educação básica, ajudar o Estado na construção de hospitais regionais e fortalecer hospitais filantrópicos. O sistema estrutural é o pilar do atendimento”, concluiu.
Outro tema considerado essencial é a geração de empregos e distribuição de renda que necessariamente passa pela industrialização.
“O tema que o Legislativo deve se envolver é a recuperação da economia de Mato Grosso no cenário pós pandemia . A industrialização vai resolver muitos gargalos e cabe ao Parlamento ser o grande provocador deste debate”, concluiu.
Histórico – Ex-prefeito de Cuiabá por dois mandatos, Wilson Santos está no exercício do quarto mandato de deputado estadual. Também já exerceu dois mandatos na Câmara dos Deputados e está em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Bacharel em Direito, também é pós-graduado em Gerência de Cidades pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e em estudos europeus pela Universidade de Coimbra – Portugal.
Da assessoria