PSDB – MT

Posse de FHC na ABL coroa a história de um intelectual brilhante, diz líder do PSDB na Câmara

PSDB 146“A posse do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como imortal da Academia Brasileira de Letras coroa a trajetória de um intelectual preocupado com a realidade nacional e do mundo. Autor ou coautor de 23 livros e mais de cem artigos acadêmicos, nos quais abordou temas da sociologia, ciências políticas, economia e relações internacionais, Fernando Henrique é sinônimo de orgulho tanto para o PSDB quanto para a população brasileira. A votação que o levou a ocupar a 36ª cadeira da ABL é prova da expressão do ex-presidente também na vida acadêmica: foi agraciado com 87% dos 39 votos possíveis na eleição realizada em junho pela instituição.

FHC demonstrou ainda sabedoria ímpar, além de humildade inequívoca, ao aguardar o momento exato para pleitear a vaga, embora sempre tivesse o nome ventilado por outros membros da ABL. Desnudou-se de qualquer vaidade ao destacar que não queria criar constrangimentos aos demais imortais por ter sido presidente da República. A espera foi compensada: assume a cadeira para agora contribuir ao País como sociólogo e pensador.

Com o invejável currículo do ex-presidente, resta apenas a certeza de que a Academia Brasileira de Letras ganha um membro à sua altura, capaz de dar as contribuições esperadas por essa importante instituição. Fernando Henrique entra, com merecimento, na imortalidade acadêmica – visto que na vida pública seu nome já se encontra brilhantemente registrado.”

Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara dos Deputados

Ver mais