O presidente do Instituto Teotônio Vilela de Mato Grosso (ITV-MT), Carlos Antônio Borges Garcia, participou do seminário “Caminhos para o Brasil” e criticou o PT pela falta de credibilidade, destacando que somente com novas propostas e um novo governo teria alguma condição de tirar o Brasil da situação que está. O encontro foi promovido pelo ITV e PSDB, nesta quinta-feira (17), no Senado Federal.
Falando sobre os principais pontos abordados na palestra, Carlos Antônio frisou sobre a corrupção e aumento nos impostos. “As ações realizadas pelo governo Dilma só aumentaram a dívida pública, além da elevação de juros que o governo não conseguiu pagar. Foram criados os benefícios como bolsa família, minha casa minha vida, entre outros e depois faltou recursos, onde deu início a grande crise financeira. Para mudar isso, o País precisa de uma reforma muito grande”.
Segundo Garcia, a “missão” do ITV é debater, mostrar e esclarecer para as pessoas como o Brasil se encontra, dando exemplo do desemprego que subiu no segundo trimestre deste ano e chegou a 8,3%, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É a maior taxa da série histórica de desemprego, que teve início em 2012”.
O presidente do ITV-MT disse ainda que está nos planos do Instituto e do PSDB realizar uma agenda de palestras municipais, falando sobre a política do partido e o que o PSDB já fez pelo Brasil.
Os palestrantes presentes no encontro foram: o economista e ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga; o ex-secretário-adjunto de política econômica do Ministério da Fazenda e economista, Gustavo Franco; o diretor-presidente do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, Marcos Lisboa; o doutor em economia e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Samuel Pessôa e o economista e técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, Mansueto Almeida.