PSDB – MT

PSDB investe em capacitação para ampliar participação feminina na política

Foto: Márcio Ishizuka

Capacitação e ampliação da presença feminina nos espaços de poder e na política estiveram em destaque na última sexta-feira e sábado (10 e 11), em Cuiabá. O Seminário “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB em conjunto com o PSDB-Mulher estadual, faz parte da “força-tarefa eleições 2022” e ofereceu capacitação para cerca de 80 mulheres do PSDB e do Cidadania.

Na abertura do evento, a presidente estadual do PSDB-Mulher e vereadora por Cuiabá Maria Avalone destacou a importância de encontros como esse para o aprendizado das mulheres. Para ela, todas devem procurar respostas para as dúvidas e se aperfeiçoarem por meio da capacitação.

“Eu acredito muito na nossa força e no nosso partido. Nosso objetivo é sempre ampliar o número de mulheres eleitas e exercendo seus mandatos com o jeito feminino de liderar e trabalhar. Quanto mais mulher na política, melhor. É muito bom poder proporcionar acesso ao conhecimento às mulheres do nosso partido.”

Conjuntura Política

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo presidente do PSDB no estado e deputado estadual Carlos Avallone. Ao fazer uma análise da conjuntura política nacional e no estado do Mato Grosso, o tucano alertou sobre o acirramento de ânimos e o espírito de guerra que predomina no cenário atual. Para ele, o ideal é procurar o perfil conciliador que combina com o homem e a mulher públicos.

“Quando assumimos um cargo público, temos de ser muito maiores do que nós mesmos. Meu voto é suado, eu respeito demais o voto, respeito demais os eleitores”, acrescentou. “A política tem de ser de construção, não é de ataque, deixa isso para quem já está. O melhor do Brasil é o amor, não é ódio. ”

Segundo Avallone, em Mato Grosso, juntamente com a federação com o Cidadania, o PSDB pretende eleger de dois a três deputados estaduais. A proposta, de acordo com ele, é promover uma espécie de “rodízio” entre titulares e suplentes para que todos consigam atuar de forma conjunta. “Vamos fazer um grande rodízio”, reiterou.

A vice-presidente nacional do PSDB/Mulher, ex-deputada federal e ex-prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira falou sobre sua vivência política e os desafios para as mulheres que pretendem entrar na vida política e partidária.

“Partidariamente, uma das nossas bandeiras dentro do PSDB-Mulher Nacional foi que as mulheres ocupassem cada vez mais os cargos dentro das executivas, dentro dos diretórios, em todas as esferas. Porque nada do que nós temos hoje dentro do PSDB/Mulher foi ganho, tivemos que lutar muito e conquistar. A nossa luta é por igualdade dentro do partido e dentro da política”, enfatizou.

Palestras

A dra. Luciana Loureiro, assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e vice-presidente do PSDB-Mulher do DF, membro fundadora da ABRADEP e especialista em controle e combate à corrupção, apresentou às tucanas as novidades sobre a Legislação Eleitoral e tirou dúvidas das mulheres que pretendem se candidatar em 2022.

O tema Comunicação Política ficou por conta do jornalista, marqueteiro e ex-senador da República, Antero Paes de Barros, que falou sobre as tendências da comunicação voltada para as eleições e sobre o uso das redes sociais em campanha eleitoral.

Os desafios para mulher no século XXI foi abordado pela professora dra. Rosangela Saldanha Pereira, PHD em Políticas Sociais pela Universidade Autônoma de Barcelona e doutora em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Economia pela Universidade de Brasília.

Na sexta-feira (10.06), além de ouvir as lideranças locais, as participantes aprenderam e se divertiram com a palestra de Leila Navarro, que há 22 anos incentiva o empoderamento feminino pelo Brasil e mundo.

Ver mais