Com o objetivo de fortalecer a sigla no estado, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB/MT) lançou, nesta segunda-feira (08.02), uma série de cursos de qualificação para os seus filiados em Mato Grosso. Nesta primeira rodada, que aconteceu na sede tucana, em Cuiabá, o presidente estadual do partido no estado, deputado estadual Carlos Avallone ministrou o primeiro módulo do curso “Estratégias de Mobilização Política e Eleitoral”, cujo tema abordado foi “Ideologia Política”. Durante o evento, o parlamentar falou sobre o legado tucano, a social democracia e as bandeiras do partido, que visam o desenvolvimento econômico e social do país.
“Demos hoje esse pontapé inicial. Uma das premissas do partido é oportunizar o aprimoramento do conhecimento e qualificação dos nossos filiados para as próximas eleições e para a vida política. Conhecer a história do PSDB, seu legado e, principalmente, as suas propostas e posicionamentos é fundamental. Temos grandes quadros dentro do partido e essa formação da militância fortalece não só o PSDB como o debate político em si. Conhecimento nunca é demais e a política precisa de pessoas qualificadas”, defendeu.
A iniciativa de oferecer os cursos de formação aos filiados partiu da presidente do PSDB Mulher, Maria Avallone. Para ela, o exercício da cidadania passa pelo debate político. “Quanto mais pessoas interessadas, informadas e engajadas, mais cidadania. Infelizmente, muitas pessoas veem a política com pouco interesse. Por isso, é importante mostrarmos que, quando uma pessoa diz que não se interessa por política, ela está abrindo mão de cuidar do destino da sua própria vida e do seu direito de escolher o representante mais capacitado para lutar pelos seus ideais e interesses de uma melhor qualidade de vida”, ressaltou.
O Instituto Têotonio Vilela (ITV/MT) também deu sua contribuição através do seu presidente, André Barcelos, que ressaltou a importância do combate às “fake news”, tanto no processo eleitoral como no cotidiano. “É preciso aprender a detectar informações falsas na internet e isso deve contar com os esforços dos nossos filiados, para evitar que as chamadas “fake news” tumultuem o debate público. As pessoas precisam criar o hábito de verificar as notícias antes de compartilhá-las. Isso é muito sério”, enfatizou.
As próximas etapas da qualificação serão realizadas de forma virtual e incluirão os seguintes temas: Lições aprendidas nas eleições, mobilização da militância e o comportamento eleitoral.