PSDB – MT

PSDB-MT e ITV-MT promovem seminário: Mato Grosso e a Economia do Baixo Carbono

ITV 036Com objetivo de contribuir para um futuro mais sustentável, o PSDB-MT e Instituto Teotônio Vilela (ITV-MT) promoveram, nesta terça-feira (05), no Hotel Gran Odara, o seminário: Mato Grosso e a Economia do Baixo Carbono. “Tenho certeza que Mato Grosso pode ser o Estado protagonista nas questões sustentáveis”, iniciou um dos palestrantes, empresário, presidente do Conselho de Administração da Amazônia Sustentável, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

A discussão sobre o tema busca reduzir o impacto energético, diminuir a eliminação dos Gases do Efeito Estufa (GEEs) no meio ambiente e dar impulso à sustentabilidade.

Para o ex-deputado federal – SP, ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, ambientalista Fabio Feldmann, o encontro reuniu um público muito expressivo, com pessoas interessadas. “Hoje, considero o maior desafio da humanidade o tema da mudança do clima. Acho que uma instituição como o Instituto Teotônio Vilela, ligada a um partido, contribui com a credibilidade ainda maior ao assunto, pois os partidos que são responsáveis por uma parte importante das políticas públicas brasileiras”, disse.

O ambientalista acrescentou que Mato Grosso pode tornar referência em termo de solução para mudança do clima, levando em consideração que é um Estado que desmatou muito, e tem uma queda pelo desmatamento, por essa razão pode se tornar referência para os outros estados brasileiros que compõem a Amazônia legal, e também para outros países que contribuem com o desmatamento. “Então reduzir o desmatamento é necessário se quisermos estabilizar o clima do planeta”, concluiu Fabio Feldmann.

Para Luiz Fernando Furlan, a questão da sustentabilidade, economia de baixo carbono é um assunto muito importante e vai ficar mais importante, pois acredita que o século 21 será chamado de século da economia verde.

“O debate ocorrido hoje, foi extraordinário, muito concorrido, com aproximadamente 200 pessoas, interessadas em como isso pode impactar no dia-a-dia, na economia e oportunidades. Estão de parabéns os organizadores. Espero que as pessoas levem mais conhecimentos do que trouxeram, pois eu também aprendi muita coisa através das manifestações dos participantes. Precisamos conscientizar as pessoas que a preservação ambiental cria valor e cria oportunidades”, finalizou Furlan.

A secretária adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso, Elaine Corsini, apresentou os projetos da pasta referente a participação do Governo na Conferência do Clima (COP 21), realizada em Paris, na França. “ A COP 21 é uma conferência que busca um novo acordo climático mundial. Agradeço a oportunidade de esclarecer e apresentar os projetos. A secretaria está à disposição de todos”, frisou.

O presidente do ITV-MT Carlos Antônio Borges Garcia, agradeceu a participação e envolvimento de todos. Frisou que o Instituto Teotônio Vilela atua nas discussões de relevância para sociedade e lideranças políticas. Ponderou que o tema de extrema abrangência trouxe conscientização e ideias para planos de governo na esfera estadual e municipal.

Estavam presentes os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Faculdade Anhanguera Cuiabá, representantes do Sindenergia, segmentos do PSDB, empresários e ambientalistas.

Ver mais