Após uma semana de muitas especulações, lideranças políticas, empresariais e militantes de diversos partidos, participaram de uma reunião neste domingo (26), na casa do deputado federal Nilson Leitão, em Sinop, que serviu para oficializar o nome do vereador Fernando Assunção (PSDB), como o pré-candidato da oposição para concorrer à prefeitura de Sinop.
O grupo é formado hoje por pelo menos oito partidos, mas a expectativa é chegar às convenções com 10 ou 12 partidos no bloco, alguns dos quais, com conversa bastante adiantada.
O presidente do diretório regional do Democratas em Mato Grosso, deputado estadual Dilmar Dal´Bosco foi o primeiro a falar. “Nunca conversei com outro pré-candidato que não fosse o Fernando Assunção”, declarou sepultando de vez as especulações de um racha entre os partidos, aliados de longa data. E completou, “A gente tem a oportunidade de mudar. A alternância de poder é salutar. O Fernando é preparado. Oito anos como secretário e oito anos como brilhante vereador”.
Wolgran Araújo, vereado e presidente do Democratas no município, destacou. “É um projeto que eu acredito. Não me vejo pedindo voto do lado de lá”.
Para o vereador Júlio Dias, o projeto é diferente. “É ficha limpa. Temos que mostrar que nosso projeto está vivo. Faremos política com os interesses da sociedade acima de todas as outras coisas”.
O ex-vereador, empresário e presidente do PSD, Ivanildo Ramos Vieira, foi direto ao ponto. “A dúvida não existe mais. Fernando Assunção é o nosso pré-candidato”.
O advogado Felipe Guerra, presidente da subseção da OAB no município disse que Sinop precisa mudar. “Precisamos de um projeto de transformação para devolver à Sinop o título de Capital do Nortão”.
Fernando Assunção agradeceu as declarações de apoio e disse querer dividir a responsabilidade por uma futura gestão, com todos os sinopenses. “Não concordo com o modelo que está ai. A responsabilidade de fazer é nossa. A política existe para cuidar das pessoas que mais precisam. Eu me preparei e quero dividir com vocês essa responsabilidade. É possível fazer diferente”, garantiu.
O anfitrião, deputado federal Nilson Leitão destacou as qualidades do vereador e colega de partido. “Aos que dizem que ele é muito novo, lembro que fui prefeito desta cidade com 28 anos de idade. O Fernando já tem 40 anos de idade. É um líder nato. Tem uma história no voluntariado através dos clubes de serviço, como jovem empreendedor e também na política. Foi secretário durante as minhas duas gestões e há oito anos se destaca como vereador neste município.”
Nilson Leitão também falou da necessidade de renovação. “Este grupo pede uma oportunidade de alternância de poder. É hora de tratarmos as pessoas de fora como tratamos a nossa família. Sinop precisa de gente que goste de gente”.
As convenções devem acontecer no dia 5 de agosto. Até lá, os partidos trabalham formando as chapas de vereadores e as coligações com vistas a eleger o maior número possível de representantes para o legislativo municipal.
Cerca de 500 pessoas participaram do ato.