A retração de 0,5% no PIB do terceiro trimestre em relação ao período imediatamente anterior é o resultado de uma política econômica desastrosa, que não consegue debelar o crescimento da inflação e estimular investimentos, de acordo com o líder do PSDB na Câmara, deputado federal Carlos Sampaio (SP).
“O recuo no PIB é mais uma notícia negativa dentre outras que estamos tendo nesses últimos dias, como a alta na taxa de juros, a deterioração da balança comercial, a inflação ainda em patamares altos e a desvalorização da Petrobras. A economia vai de mal a pior. Depois de onze anos, o governo do PT deveria se envergonhar desses resultados e assumir que, de fato, não sabe o caminho por onde seguir”, afirmou.
Para Sampaio, a sucessão de erros de previsão do ministro da Fazenda Guido Mantega e da própria presidente Dilma Rousseff compromete a confiança dos investidores no país. Mantega já é conhecido por errar as previsões e, na semana passada, a presidente disse que o PIB do ano anterior seria revisado de 0,9% para 1,5%, quando, segundo o IBGE, foi de apenas 1%.
“A sucessão de trapalhadas do ministro Guido Mantega e da própria presidente Dilma mostra que eles não têm o menor controle sobre a economia e, portanto, também não sabem como fazer o país crescer. Isso destrói a credibilidade do país. Quem irá querer investir no Brasil se não dá para confiar nem nas previsões da presidente da República e do ministro da Fazenda?”, questiona o líder do PSDB na Câmara.