O deputado Saturnino Masson (PSDB) apresentou Projeto de Lei n° 747/2015, que isenta os doadores de sangue de pagamento de taxa em estacionamentos privados, em clínicas, centros de coleta e hospitais particulares. O objetivo da propositura é incentivar e recompensar aquelas pessoas que optam por doar sangue.
De acordo com o projeto, o doador deverá apresentar um comprovante, disponibilizado pela clínica, centro de coleta ou hospital, informando seu comparecimento e a finalidade da doação de sangue. Todo estacionamento privativo próximo do local, onde seja realizada a coleta de sangue, deverá isentar o doador do pagamento pelo estacionamento.
“É importante destacar que essas ações visam incentivar medidas com o objetivo de melhorar o atendimento à saúde da população, humanizam e dignificam as relações entre a população e os poderes constituídos”, declarou o parlamentar.
Doação de Sangue – Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas. O sangue é um composto de células que cumprem funções, como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação.
Não existe nada que substitua o sangue. Assim, ele é vital e quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, ela precisa de você. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml de sangue.
É pouco para você e muito para quem precisa. Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas. Neste momento, você também receberá informações e poderá tirar todas as suas dúvidas.
Condições básicas para doar sangue:
Sentir-se bem, com saúde.
Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.
Ter entre 18 e 65 anos de idade.
Ter peso acima de 50 kg.