PSDB – MT

Tucanafro nacional será fundado oficialmente em novembro

PSDB 160O mais novo núcleo temático do PSDB, o Tucanafro, será transformado em secretariado nacional, em novembro deste ano, durante o Congresso Nacional da Militância Negra do PSDB, em Alagoas. No encontro, será empossada a primeira diretoria, eleita no último fim de semana em Belo Horizonte, durante o 1º Simpósio da Militância Negra. O presidente será o atual coordenador nacional, Juvenal Araújo.

“Agradeço a escolha feita pelos 22 representantes de estados que participaram do 1º Simpósio Nacional da Militância Negra do PSDB. É uma honra e uma grande responsabilidade estar à frente desse mais novo secretariado nacional do partido. Por meio do Tucanafro, o PSDB aponta por mudanças e vai mostrar caminhos para que o nosso partido seja vanguarda e garanta a inserção política, econômica e social da população negra”, afirmou Juvenal que também é presidente do Tucanafro de Minas Gerais.

Juvenal Araújo adiantou que uma das primeiras ações do Tucanafro será orientar governadores e prefeito tucanos a aderirem ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e instituírem em seus estados e municípios órgãos de promoção da igualdade racial.

“É competência dos poderes constituídos implantar políticas públicas que promovam a equidade de gênero e raça. Precisamos garantir à população negra do país, alvo predileto de toda sorte de mazelas, discriminações, ofensas e violências material e simbólica, a igualdade étnica racial”, disse.

Carta de Belo Horizonte

O Tucanafro enviará à Executiva Nacional do PSDB a Carta de Belo Horizonte, elaborada durante os dois dias de realização do 1º Simpósio Nacional da Militância Negra promovido na semana passada. Entre as diretrizes traçadas estão ações afirmativas de inclusão social para o empoderamento do negro; ações de qualificação profissional; ações de apoio às comunidades quilombolas; valorização da nossa cultura através de religiões de matrizes africanas; maior participação do negro na política e nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Durante dois dias, militantes negros de 22 estados discutiram políticas públicas de combate ao racismo e novos caminhos para a promoção da igualdade racial. O Tucanafro será o quarto secretariado temático do PSDB. Os outros são o PSDB Mulher, Juventude Tucana e PSDB Sindical.

Membros da Diretoria Nacional do Tucanafro

Presidente: Juvenal Araújo (Minas Gerais)
Vice Presidente: Ivan Lima (São Paulo)
2º Vice Presidente: Eduardo Sol (Rio de Janeiro)
3º Vice Presidente: Elaine Ribeiro (Goiás)
Secretário Geral: Gabriela Cruz (Rio Grande do Sul)
1º Secretário: Osvaldo (São Paulo)
2º Secretário: Maria Trindade (Pará)
Tesoureiro: Allex Sander Porfirio (Alagoas)
2º Tesoureiro: Daniel Max (Sergipe)
Diretoria Nacional de Cultura e Eventos: Anderson Ciriaco (Mato Grosso)
Diretoria Nacional de Comunidade Tradicional de Matriz Africana: Marta Almeida (Pernambuco)
Diretoria Nacional de Assuntos das Comunidades Quilombolas: Estado do Maranhão
Diretoria Nacional de Segurança Pública: Cândida Magalhães (Roraima)
Diretoria Nacional de Assuntos da População em Situações de Risco: Ronaldo Laurindo (Santa Catarina)
Diretoria Nacional da Juventude Negra: Estado do Piauí
Diretoria Nacional de Formação Política: Robervan Silva (Amapá)
Diretoria Nacional de Esporte e Lazer: David Lemos (Rio Grande do Norte)
Diretoria Nacional de Educação: Estado de Mato Grosso do Sul
Diretoria Nacional de Ciências e Tecnologia: Edir Santos – (Distrito Federal)
Diretoria Nacional da Saúde: Estado de Rondônia
Diretoria Nacional de Trabalho, Emprego e Geração de Renda: Estado do Espírito Santo
Diretoria Nacional de Comunicação Social: Jasmin Reuther (Bahia)
Diretoria Nacional Sindical: Ernani Siqueira (Tocantins) – Diretoria Nacional do Terceiro Setor: Estado do Ceará – Diretoria Nacional das Mulheres Negras: Eleomea Vieira (Amazonas) – Diretoria Nacional de Políticas Públicas: Estado da Paraiba – Diretoria Nacional das Regiões Administrativas dos Estados Brasileiros: Tadeu Silva (Acre) e Givanildo da Silva/Gil Gera (Paraná).

 

Do Portal do PSDB-MG

Ver mais