Mais

Membros da Coordenação Executiva

Yeda Crusius

Presidente

Nascida em 26 de julho de 1944, em São Paulo, a economista Yeda Rorato Crusius foi uma das primeiras diretoras da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em 1993, foi ministra do Planejamento, durante o governo de Itamar Franco. Deputada federal por três legislaturas: 1994, 1998 e 2002. Em 2006, candidatou-se à governadora do Rio Grande do Sul. Eleita com votação recorde, tornou-se a primeira mulher a administrar o estado.  No partido, presidiu o Secretariado Nacional da Mulher/ PSDB-Mulher, de 1998 a 2001, e o Instituto Teotônio Vilela, entre 2001 e 2003.

Em maio de 2019, ela foi reconduzida para a presidência nacional do PSDB-Mulher.

    Solange Jurema

    A alagoana Solange Bentes Jurema formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 1999 presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e em 2002, a convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso, assumiu a Secretaria de Estado dos Direitos da Mulher (SEDIM), órgão recém-criado, com status de Ministério. De 2007 a 2010, teve participação no governo tucano de Teotônio Vilela, em Alagoas, onde ocupou o cargo de secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. Em janeiro de 2013, assumiu a Secretaria Municipal do Trabalho, Economia Solidária e Abastecimento, da prefeitura de Maceió, na gestão tucana de Rui Palmeira. Foi presidente do segmento e atualmente é presidente de honra do PSDB-Mulher.

      Thelma de Oliveira

      Natural de Cuiabá, a mato-grossense Thelma de Oliveira foi Secretária Municipal de Promoção Social da Prefeitura da capital de 1986 a 1989, e entre 1993 e 1994. No ano seguinte, assumiu a presidência da Fundação de Promoção Social de Mato Grosso, cargo que ocupou até 2002. Elegeu-se deputada federal por Mato Grosso em duas ocasiões: de 2003 a 2007, e de 2007 a 2011. Neste período, ocupou a Secretaria do Diretório do PSDB de Cuiabá-MT, a Secretaria-Geral do diretório estadual, a presidência do PSDB-MT e a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV) no estado. Viúva de Dante de Oliveira, deputado constituinte que deu origem ao movimento das Diretas Já. É  responsável pela grande capilaridade alcançada pelo PSDB Mulher nos últimos anos. Foi eleita para o cargo de Primeira-vice-presidente.

        Edna Sandra Martins

        Nasceu em 28 de janeiro de 1969, é socióloga e doutora em Linguística. Em 1994 fundou a ONG Cedro Mulher, pioneira em Araraquara (SP) e Região no acolhimento, assessoria jurídica, tratamento psicológico e encaminhamento para as mulheres vítimas de violência. Em 2001, foi eleita vereadora para a Câmara Municipal de Araraquara, assumindo a presidência da Comissão de Obras. Em 2004, foi reeleita sendo a vereadora mais votada da cidade e de 2007 à 2008 passa a ser a primeira mulher na história da cidade a assumir o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Araraquara. Em 2011-2012 foi presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.  Foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Em 2016 foi candidata a prefeita e desde então é responsável pela formação política do Secretariado das Mulheres do Estado de São Paulo. Atualmente é Diretora de Desenvolvimento Regional no Governo do Estado de São Paulo. Assume como segunda-vice-presidente.

          Cinthia Ribeiro

          Nasceu em 30 de dezembro de 1976, é fonoaudióloga e empresária. É a única integrante do PSDB-Mulher prefeita de capital – Palmas, em Tocantins. Nas eleições municipais de 2016, foi eleita vice-prefeita ao lado de Carlos Amastha. Em abril de 2018, assumiu a prefeitura de Palmas com a renúncia de Amastha. É a primeira pessoa a assumir definitivamente a prefeitura de Palmas pela linha sucessória. Ela defende a política de direitos e participação social das mulheres e prometeu manter as ações iniciadas por Amastha. Foi eleita terceira-vice-presidente da Coordenação do Secretariado Nacional do segmento.

            Raquele Nasserala

            Nascida em Rio Branco, Raquele é professora da rede pública, atua na área social e em defesa de ações públicas para o setor. Foi presidente do PSDB-Mulher no Acre. Foi eleita segunda-secretária do Secretariado Nacional do segmento. Para ela, o principal desafio na política no Acre  é recrutar mulheres nos municípios, para organizar os secretariados municipais. De acordo com Raquele, há resistência em assumir compromissos políticos.

              Neuza Oliveira

              Neuza de Oliveira, também conhecida como Neuzinha, vereadora por Vitória (ES), exercendo o quinto mandato consecutivo na Câmara Municipal de Vitória. Destacou-se a partir da atuação como líder comunitária. A defesa dos interesses da periferia, das mulheres, dos idosos e das pessoas com deficiência são o foco do trabalho da parlamentar. No Parlamento, exerce as funções determinadas pela Constituição ao Poder Legislativo de criar leis e fiscalizar o uso do dinheiro público, e foi além, transformando o gabinete em canal permanente de interlocução entre as comunidades e grupos sociais antes excluídos. É a responsável pela organização do samba que se transformou em símbolo do PSDB-Mulher. Ela foi eleita primeira-tesoureira.

                Darlene Araújo

                Formada em Direito, é especialista em Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Docência do Ensino Superior e Gerenciamento em Segurança Pública. Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Foi Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO. É delegada de Polícia  e foi superintendente de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-Goiás). Foi eleita segunda-tesoureira.

                  Walewska Barros Abrantes

                  Walewska Barros Abrantes foi reconduzida na presidência do PSDB-Mulher de Minas Gerais com a determinação de fazer um diagnóstico dos municípios mineiros que já possuem diretórios e ou comissão provisória do PSDB, fortalecer, criar e instalar o segmento no maior número de localidades. Também quer estabelecer parceria com todos os segmentos do PSDB para transversalizar a comunicação entre os setores, assim como negociar com, a Executiva Estadual a inserção e participação do Secretariado PSDB Mulher – MG, em todos os eventos, inclusive nas mídias veiculadas pelo PSDB. No Secretariado Nacional, ela coordenará Eventos.

                    Fátima Guimarães

                    Fátima Terezinha Camargo Guimarães foi prefeita da cidade de Itaju (SP) e concentrou seus esforços nas questões sociais, sobretudo, educação e  saúde. Foi eleita coordenadora de Formação e Cidadania do Secretariado Nacional do segmento.

                      Carolina Martinelli Rocha

                      Nasceu em 12 de agosto de 1994, disputou as eleições em 2018 para deputada estadual. Carolina Martinelli foi presidente do PSDB-Mulher de Pernambuco. Defende a renovação na política. Para ela, é fundamental promover cursos de formação e seminários para incentivar as discussões e debates. Foi eleita para coordenar a Articulação Política.

                        Larissa Rosado

                        Foi deputada estadual por quatro mandatos, Larissa Rosado começou aos 18 anos na política. É formada em Administração de Empresa. Assumiu a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), entre os anos de 2007 e 2008. Defende ações voltadas para as minorias e maior interlocução com a sociedade. Foi eleita coordenadora de Relações Internacionais.

                          Francisca Ramos

                          É advogada, foi presidente do Secretariado Estadual do PSDB Mulher do Piauí, luta pelos direitos das mulheres e faz campanha de combate ao feminicídio. Para ela, é fundamental rever o Código Penal, que tem mais de 80 anos. Foi eleita para Coordenação de Relações Multipartidárias. Tem experiência administrativa, no município de Teresina, como secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social. Como secretária-executiva da prefeitura, atuou na Subsecretaria de Governo, na Coordenação de Controle Interno e Sub-Coordenação da Coordenadoria Municipal dos direitos da Mulher, hoje Secretaria. Simultaneamente, trabalhou como professora universitária da Universidade Estadual do Piauí e professora e coordenadora do curso de Direito de uma faculdade particular.

                            Mara Elisa Caseiro

                            Ex-deputada pelo PSDB Mara Elisa Navacchi Caseiro, foi nomeada secretária especial na Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica do Mato Grosso do Sul e também é responsável pela Fundação de Cultura. No Secretariado Nacional do segmento, Mara Elisa Navacchi Caseiro será a coordenadora de Representantes do Legislativo.

                              Adriana Toledo

                              Alagoana, pedagoga especialista em Pedagogia Empresarial e Administração Pública. Desde os anos de 1990, atua no serviço público, especificamente nas áreas do Trabalho, Gestão de Pessoas e Gestão Pública. Administrou o SINE/AL de 1993 a 1998, tendo concebido e implantado importantes programas que o deixou na condição de 4° melhor desempenho no país. Assumiu a Gestão de Recursos Humanos do Estado, oportunidade em que Desenvolveu o Código de Ética do Serviço Público. Assumiu no estado de Alagoas a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda e a Secretaria Adjunta da Administração do Estado, logo depois foi nomeada para chefia de Gabinete do Governador na gestão de Teotônio Vilela Filho. Em janeiro de 2013 assumiu a Secretária Executiva do Gabinete do Prefeito de Maceió, na gestão tucana de Rui Palmeira. Foi presidente do PSDB-Mulher de Alagoas. No Secretariado Nacional do segmento, assume a Coordenação de Representantes do Executivo.

                                Luzia Coppi – Coordenação jurídica

                                Advogada, ex-prefeita de Camboriú (SC), Luzia Coppi Mathias se elegeu com 60% dos votos, em 2008. Tornou-se a primeira mulher a governar Camboriú em seus 124 anos de existência. Nas eleições de 2012, ela foi reeleita com pouco mais de 54% dos votos. Foi eleita para a Coordenação Jurídica do Secretariado Nacional do segmento.

                                  Sheila Diniz

                                  A vereadora cearense Sheila Diniz da cidade de Acopiara foi escolhida Ouvidora do Secretariado Nacional do PSDB-Mulher durante o XI Encontro realizado em Brasília. A presidente Yeda Crusius foi reconduzida para mais um mandato à frente do segmento.

                                    X
                                    04/06/2019