Eletrobras acumula prejuízo pelo segundo ano consecutivo

Notícias - 01/04/2014

energia2Brasília – A Eletrobras teve, em 2013, seu segundo ano consecutivo no vermelho. A estatal registrou prejuízo de R$ 6,3 bilhões no ano passado, e em 2012 o déficit foi de R$ 6,8 bilhões. O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) avalia que a situação é resultado “da pior gestão possível” feita pelo PT no comando da estatal.

“Tudo isso é fruto de um modelo de administração que tem como uma de suas principais características a ocupação de cargos por pessoas sem capacidade técnica e nem ética para as funções em que estão inseridas, como também o PT faz em outras empresas governamentais”, disse.Para o tucano, a política do PT para as estatais é contraditória ao modelo de Estado defendido pelo PSDB.

“Nós, do PSDB, acreditamos em uma gestão baseada em estatais fortes, em empresas públicas que sirvam de paradigma de gestão para as companhias privadas. É o que fazemos, por exemplo, com a Copel do Paraná [Companhia Paranaense de Energia, do governo do Paraná, administrado pelo tucano Beto Richa]. Os petistas, por sua vez, atuam para destruir esse modelo de gestão”, afirmou Hauly.

Populismo

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo sobre o prejuízo da Eletrobras publicada no sábado (29), um outro fator que motivou o déficit nas contas da estatal é a mudança nas regras do sistema empreendida pela presidente Dilma Rousseff no ano passado – o ato, que buscava reduzir o preço da conta de luz paga pelos brasileiros, não alcançou o objetivo inicial e criou obrigações que precisaram ser compensadas pelo Tesouro Nacional.

Hauly avalia que Dilma agiu de maneira impensada na ocasião e que os prejuízos dessa atitude estão aparecendo agora.  “O populismo do governo Dilma comprometeu o Brasil, como os números deixam claro”, disse o tucano.

X
01/04/2014