A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. Atualmente, a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres acontece em 159 países.
ACoordenação de Promoção dos Direitos da Mulher, vinculada à SEJUDH, é a responsável pela mobilização das entidades de proteção à mulher no Pará. Organizadora da “Campanha 16 dias de ativismo” no Estado.
Não é por acaso que os movimentos feministas e de mulheres escolheram como marco da Campanha o período compreendido entre os dias 25 de novembro e 10 dezembro. Quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos estão inseridas nestes 16 dias.
A Campanha começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e se encerra em 10 de dezembro (Dia Internacional dos direitos Humanos). Todo esse calendário é seguido pelo mundo todo. Mas, a Campanha brasileira começa mais cedo e inclui, também, o dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra).
Outras duas datas integram a Campanha mundial: o dia 1º de dezembro (Dia Mundial de Combate à Aids) e o dia 06 de dezembro (dia do Massacre de Mulheres de Montreal, que fundamenta a Campanha Mundial do Laço Branco:“Homens pelo fim da violência contra a mulher”).
A abertura da Campanha será no Auditório do IAP – Instituto de Artes do Pará ( Praça Justo Chermont nº 236, ao lado da Basílica N.Sra.de Nazaré). A palestra “Mulher Negra no Contexto da Violência Doméstica” fará jus ao dia 20 – Dia Nacional da Consciência Negra.
Aqui, no Pará, haverá duas programações de grande mobilização em direito às mulheres. No dia 21/11 acontecerá o II Encontro Estadual de Sensibilização de
Gestores e Gestoras para Políticas Públicas às Mulheres do Estado Pará, representantes dos municípios irão se reunir para debater as políticas públicas em defesa a classe feminina. O encontro acontecerá no Auditório do Hotel Beira Rio de 8hrs às18hrs ( Av. Bernardo Sayão, nº4804).
No dia 23/11 estão sendo esperadas centenas de mulheres para a CAMINHADA: O Pará Mobilizado Pelo Fim da Violência Contra Mulheres. A mobilização terá concentração às 8hrs na Av. da Paz, na Praça da República, e terminará na Praça D. Pedro II com uma grande ação social. A ação social dará direito a serviços de saúde, beleza, emissão de documentos. Todo esse serviço oferecido será embalado ao som de artista da terra.
Toda programação da Campanha termina dia 10 de dezembro, ao longo dela muitas ações de sensibilização e conscientização serão feitas no Estado, entre elas: Peças teatrais em órgãos públicos e palestras nas escolas.
Texto: Christian Maciel