PSDB – PA

A partida de Sérgio Guerra, por Simão Jatene

Sergio Guerra 3A partida de Sérgio Guerra nos deixa, sem dúvida alguma, entristecidos por não podermos mais contar com a presença física, a palavra amiga e a altivez de um líder nato. Porém, o exemplo de sua garra e determinação e da sua força de vontade ao sempre defender o pensamento e a ação coletiva em busca de um Brasil mais justo, nos inspira e continuará nos inspirando.

A sua atuação política por onde passou, nos cargos públicos exercidos e na presidência do PSDB deixaram um belo exemplo de que é possível fazer política com o objetivo único de colocar as cores da nossa bandeira e dos nossos Estados acima de qualquer coloração partidária. E o mais importante: fazer política honrada, com preocupação maior de atender o povo e diminuir as desigualdades sociais tão presentes por este Brasil afora.

Uma de suas marcas foi ter um perfil de conciliador, buscando na coesão entre as diferenças justamente uma forma de encontrar o caminho coletivo para uma sociedade melhor.

Pessoas de bem e do bem – como foi Sérgio Guerra – deixam sempre o sentimento de partir de maneira prematura, já que nossa sociedade tanto precisa de homens e mulheres com essa natureza e caraterística de servir sua gente.

Registro, em nome dos paraenses, meu profundo pesar e sentimentos aos familiares e amigos do professor, economista, senador, deputado federal e homem público Sérgio Guerra. 

Simão Jatene, Governador do Pará

Veja outras manifestações:

Aécio Neves, senador e presidente nacional do PSDB
“Com a morte de Sérgio Guerra, o Brasil perde um dos seus mais extraordinários homens públicos, e, a oposição, um dos seus principais líderes. Sérgio Guerra tinha características muito raras nos homens públicos de hoje: culto, idealista e destemido na defesa das suas posições. Perde a política brasileira e perco eu um dos mais queridos amigos que construí ao longo de toda a minha vida. Sérgio continuará sendo para nós do PSDB uma inspiração, para que aquilo que ele pensava e buscava construir, nós possamos, no futuro, construir. Uma nação mais digna, mais justa e mais próspera para todos os brasileiros. Fica, portanto, a nossa homenagem e a minha intensa saudade pela perda desse queridíssimo amigo.”

Aloysio Nunes, líder do PSDB no Senado
“Um político extremamente talentoso. Poucas pessoas tinham a capacidade de analise política dele, indissociável da sua intervenção. Era um homem de análise e ação. Deixou uma lembrança muito saudosa dentro do nosso partido.”

Álvaro Dias, vice-líder do PSDB no Senado
“Ele foi um dos mais influentes lideres do PSDB nos últimos anos, principalmente no momento de escolha do candidato a presidente –  tanto do Serra quanto do Aécio agora. Ele foi papel preponderante. Demonstrou ter uma fibra de sertanejo nordestino, porque mesmo com doença grave não deixou o PSDB.”

Antonio Anastasia (PSDB), governador de Minas Gerais
“Neste momento de muito pesar para o PSDB e para a política brasileira, transmito minha solidariedade e a dos mineiros aos familiares, amigos e correligionários de Sérgio Guerra, deputado federal e ex-presidente do nosso partido. Conhecido por suas posições firmes em prol de mudanças sociais e econômicas do país, bem como do bom debate político, Guerra deixa ao estado de Pernambuco e ao Brasil um importante legado, marcado pela ética e pelo apoio a causas de grande relevância para a sociedade brasileira. Sua profícua liderança também permanecerá viva em nossa memória como um tempo de transformação e de fortalecimento da estrutura e das bandeiras do PSDB.”

Antônio Imbassahy, deputado federal e líder do PSDB na Câmara
“Estamos todos muito entristecidos com o falecimento do amigo e companheiro de tantas jornadas pelo PSDB, Sérgio Guerra. Sua incansável luta contra a doença repetiu a mesma força, esperança e otimismo com os quais conduziu sua vida pública – como deputado federal, senador da República, secretário de Estado e dirigente partidário.”

Ver mais