PSDB – PA

Ato em apoio a Aécio reúne centenas de lideranças em Montes Claros

Aécio Montes ClarosCentenas de lideranças do norte de Minas Gerais, entre prefeitos, vereadores, parlamentares, líderes comunitários e empresários, se reuniram nesta quinta-feira (11/09), em Montes Claros (MG), em ato político de apoio à candidatura de Aécio Neves à Presidência da República.

O candidato da Coligação Muda Brasil chegou ao Automóvel Clube de Montes Claros em carreata, ao lado do candidato ao governo de Minas Gerais Pimenta da Veiga e do candidato ao Senado Antonio Anastasia, ambos do PSDB, onde agradeceu a calorosa recepção.

“Agradeço aos acenos quase que unânimes, os gestos positivos, o abraço carinhoso, o beijo jogado ao vento. A gente faz política para isso: ver que pode realizar, construir algo que melhore a vida de uma pessoa que seja. Aqui nós construímos, independentemente de partidos políticos, uma relação muito rara na política. Ninguém está aqui porque recebeu favor pessoal, dinheiro ou foi forçado a estar aqui”, afirmou.

Aécio acrescentou que sua candidatura é composta por um time a favor de Minas Gerais e do Brasil. “Essa eleição é diferente de tudo que já vimos até aqui. Houve um sentimento de comoção, indignação com tudo o que está acontecendo no Brasil, mas acredito que o bem e a verdade vão vencer, e nós somos a verdade. As dificuldades não serão pequenas. A herança que o PT vai deixar é perversa. A presidente fracassou em tudo aquilo que prometeu fazer, tanto que o PT está perdendo as eleições em todos os Estados onde governa, na Bahia e no Rio Grande do Sul, por exemplo. É por isso que teremos que ter um time de primeira qualidade.”

Ao alcance das mãos

Para o candidato ao governo do Estado Pimenta da Veiga, a vitória de Aécio está ao alcance das mãos. “Basta de corrupção. Todos viram o que está acontecendo na Petrobras. A maior empresa brasileira virou cabide de empregos e centro de corrupção. Agora é hora do trabalho. Eles vão para a televisão para nos agredir. Não sabem governar, mas são bons de mentiras. Nossa resposta vai ser nas urnas”, disse.

Já o candidato ao Senado Antonio Anastasia ressaltou que, à frente do governo de Minas, de 2003 a 2010, Aécio fez “o que nenhum governador fez”, criando uma Secretaria Especial para o norte de Minas. A iniciativa garantiu às regiões do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri acesso à saúde, educação, asfalto e saneamento básico.

“Precisamos dar sequência a esse trabalho que Aécio começou em 2003. É um exemplo claro de política pública bem planejada e bem feita. Não podemos deixar essa política cair nas mãos do PT, que o Brasil abomina e tem horror. O mineiro é sábio, vai ponderar, e a liderança e o respeito vão governar Minas e o Brasil a partir do ano que vem”.

Caminhada

Após o ato político, Aécio seguiu em caminhada por Montes Claros, cercado por bandeiras e apoiadores. O candidato passou pela Rua São Francisco, reduto de comércio popular, e pela praça Doutor Carlos, posando para fotos e selfies e cumprimentando lojistas. Na altura do edifício Santa Maria Imaculada, de frente para a praça, Aécio foi surpreendido por uma chuva de pétalas de rosas, que caíam das mãos de moradoras do local. A última parada de Aécio foi no tradicional Café Galo, onde tomou um café e provou o famoso pastel da casa.

Aécio Montes Claros2Aécio elevará o desenvolvimento do semiárido e de populações ribeirinhas

O candidato da Coligação Muda Brasil à Presidência da República, Aécio Neves, comprometeu-se, nesta quinta-feira (11/09), a promover uma grande parceria com os Estados brasileiros para levar o desenvolvimento ao semiárido e às populações ribeirinhas do país, além de reafirmar que o Programa Nordeste Forte vai melhorar a qualidade da Educação na região.

“O Programa Nordeste Forte, que atende essa região de Minas Gerais também e todo o Nordeste brasileiro com políticas específicas e com investimentos, vai levar à melhoria da Educação nessas regiões. O índice de qualidade da Educação que vai permitir que, no prazo de dez anos, nós tenhamos o mesmo nível de Educação, de escolaridade e de qualidade que o restante do Brasil”, afirmou Aécio em visita a Montes Claros, município do norte de Minas Gerais e parte da Bacia do Rio São Francisco.

Aécio lançou no fim de agosto o programa Nordeste Forte, que reúne compreende 45 ações divididas em sete eixos:  Infraestrutura e Competitividade; Semiárido; Combate à Pobreza; Qualidade de Vida; Segurança Pública; Educação, Ciência e Tecnologia; e Juventude.

O candidato destacou que pretende “transformar o semiárido”, assim como foi feito no cerrado brasileiro à época de Juscelino Kubitschek, em uma região adaptada à produção em todas as épocas do ano.

“Isso passa por investimentos, sempre em parceria com os Estados. A Embrapa vai a ser a nossa grande parceira na busca de novas tecnologias, e os investimentos não ocorrerão apenas de forma emergencial às vésperas das eleições, ou mesmo nos momentos mais agudos da seca”, prometeu.

Investimentos diferenciados

O candidato à Presidência da República lembrou que durante sua gestão como governador de Minas Gerais, de 2003 a 2010, gastou cerca de três vezes mais renda per capita na região norte do Estado, que inclui o Vale do Mucuri, do Jequitinhonha e a região de São Mateus. Para ele, esse tipo de política deve ser reproduzida em todo o país.

“Teremos um programa de investimentos diferenciados, de sistema tributário que permita atração de empresas para essas regiões gerando empregos, facilitando o desenvolvimento das regiões que naturalmente tem maiores dificuldades para atração desses investimentos”, disse.

Revitalização do São Francisco

Ao lado do candidato ao governo de Minas Gerais, Pimenta da Veiga, e do ex-governador do Estado e candidato ao Senado Antonio Anastasia, ambos do PSDB, Aécio reiterou que seu governo terá um compromisso claro com a revitalização do Rio São Francisco.

“Isso é fundamental, até para que o processo de transposição seja concluído de forma adequada. O nosso programa talvez seja o único que fala objetivamente em parcerias, inclusive com o governo do Estado, para garantirmos a revitalização do rio”, afirmou. “Vamos dar apoio permanente, através da Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural], em parceria com os municípios, às populações ribeirinhas”, apontou.

Descentralização de recursos

Em entrevista coletiva, Aécio acrescentou ainda que será “o presidente da descentralização” dos recursos. Para ele, o atual governo federal transformou o Brasil em um Estado unitário.

“Todas essas demandas, sejam elas cíclicas, eventuais, ou mesmo as demandas permanentes dos municípios, demoram muito a chegar a Brasília. O governo federal retirou dos municípios, apenas com desonerações de alguns setores da economia, como automóveis, por exemplo, R$ 11 bilhões nos últimos quatro anos. É um dinheiro para atender a Saúde, a Segurança, a geração de emprego nesses municípios. Vou ser o presidente da República que vai governar pensando na Federação e vou refunda-la, com mais recursos aos municípios”, completou.

Ver mais