PSDB – PA

Comitê municipal do Pacto pela Educação instituído em Belém

Zenaldo Coutinho

Da redação

Agência Pará de Notícias

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, implantou o comitê municipal do Pacto pela Educação, na manhã desta quarta-feira, 12, no auditório do Centro Integrado de Governo. A partir de Belém, outros 12 municípios paraenses instalarão, até abril, comitês responsáveis por potencializar os investimentos do Pacto pela Educação nessas localidades.

O Comitê Municipal de Belém é composto por um representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), secretários municipais (Educação, Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer, entre outros), empresas, um representante do Conselho Municipal de Educação e de outros conselhos (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar) e lideranças locais. No município o comitê terá o papel de acompanhar de perto a implementação dos programas e projetos do Pacto pela Educação, interagindo junto aos Comitê Regional e Estadual do Pacto. “O Pacto é um conjunto de pactos menores visando a junção de esforços em prol do alcance da meta estipulada de aumentar em 30% o Ideb do Pará nos próximos 5 anos. Neste contexto, essa rede de comitês promove esse esforço coletivo em prol da melhoria da educação básica no Pará. E esse momento de implantação do comitê municipal é especialmente importante porque é no município que temos a materialização das ações e das necessidades. Assim o Pacto estará aterrissando onde as coisas realmente acontecem”, declarou a diretora do Instituto Synergos, parceiro estratégico do Pacto pela Educação do Pará, Wanda Engel.

O secretário Estadual de Educação, José Seixas Lourenço, destacou a importância de Belém ser o primeiro município a instalar o comitê. “Belém terá um papel catalizador nesse processo e será referência para os demais municípios, até mesmo porque concentra mais de 30% das escolas da rede estadual. Estamos iniciando com os municípios polos dos 13 comitês regionais, que já estão em funcionamento, mas até dezembro pretendemos expandir o número de comitês para mais municípios”, explicou o secretário.

Um dos membros do Comitê Municipal de Belém, Márcio Sena, representante da Fundação Telefônica Vivo, disse que a partir de agora as ações que já são desenvolvidas nas escolas serão potencializadas. “Acreditamos no Pacto pela Educação do Pará e já estamos observando o impacto do conjunto de ações que esse movimento está provocando nas escolas. Continuaremos apoiando no que for necessário, pois temos a consciência do papel transformador da educação.

Integração – O Pacto pela Educação é um esforço liderado pelo Governo do Estado e conta com a integração de diferentes setores e níveis de governo, da comunidade escolar, da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e de organismos internacionais, que tem como meta elevar o Índice de Educação Básica (Ideb) do Pará em 30%, nos próximos 5 anos. O Pacto prevê um investimento de cerca de 350 milhões de dólares na educação básica do Estado. O investimento está sendo aplicado na infraestrutura das escolas estaduais, na melhoria da qualidade do ensino e no aperfeiçoamento da gestão de escolas e da Seduc.

O prefeito de Belém disse que o Pacto coloca a educação na centralidade da administração pública. “Não é possível pensarmos em políticas públicas setorialmente. É fundamental integrarmos a administração pública e toda a sociedade em prol da educação, com metas monitoradas voltadas para a sua melhoria, pois só teremos uma sociedade desenvolvida, se tiver acesso a uma educação pública de qualidade. Por isso que esse esforço materializado pelo pacto, entre entes federativos, sociedade civil organizada e instituições públicas e privadas é tão importante para que a educação em nosso Estado possa dar a volta por cima”, ressaltou Zenaldo Coutinho.

Texto: Danielly Gomes
Secretaria de Estado de Educação
Ver mais