Uma queda que chega a 50% no número de doadores está fazendo com que a Fundação Hemopa trabalhe o atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar de Belém, composta por cerca de 90 casas de saúde, com prioridade aos casos de urgência e emergência e com possibilidade de adiamento de cirurgias eletivas. Por esse motivo, o hemocentro está convocando doadores de sangue para que ajudem, com urgência, a restabelecer o estoque estratégico.
Segundo o Hemopa, a evasão de voluntários neste período do ano atinge toda a hemorrede brasileira, que enfrenta dificuldades tanto na captação de doadores como na efetivação da coleta. No Pará, a Fundação Hemopa conta com a realização de campanhas externas feitas em parceria com outras instituições. Segundo a gerente de Captação de Doadores, assistente social Juciara Farias, o comparecimento à sede do hemocentro foi significativamente reduzido, daí o apelo à população potencialmente doadora. “Temos pacientes em estado grave na rede hospitalar”, disse ela. Nesta quinta-feira, havia uma demanda especial por sangue do tipo AB Negativo, sobretudo por necessidade de atender uma paciente internada em estado grave no Hospital Ophir Loyola, em Belém.
Segundo Juciara, por se tratar de um mês extremamente festivo e de férias, dezembro sempre é um desafio para quem atua na captação de doadores. “Embora o Natal mexa com a sensibilidade de muitas pessoas, o mês é de festas e muitas pessoas viajam e acabam esquecendo que muitos pacientes padecem nos hospitais por falta de sangue”, observou, afirmando que o ato da doação de sangue não impede diversão.
Qualquer pessoa com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos e peso acima de 50 quilos pode doar sangue. É necessário portar documento de identidade original e com foto, mas não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.
Serviço: O Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e funciona para coleta de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 280 8118 ou (91) 3242-9100 (Ramal 205).
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Vera Rojas Rojas
Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará