O governador Simão Jatene, durante uma reunião com Johnny Undell, vice-presidente executivo da multinacional norueguesa Hydro, foi convidado para conhecer as instalações da sede da empresa na Noruega, e ministrar uma palestra sobre as potencialidades do Estado do Pará.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, David Leal, participou da reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (19), e disse que o convite foi feito devido à admiração que os representantes da Hydro têm pelo governador. “A Hydro é uma grande empresa, que aposta no Pará, e todos os representantes da empresa têm uma relação muito boa com o governador. Eles também contaram que, na Noruega, muitas pessoas têm curiosidade em saber mais sobre o Pará e a Amazônia, por isso escolheram Simão Jatene para falar sobre o assunto”, informou o titular da Seicom. A data da viagem do governador à Noruega ainda será marcada.
Verticalização – A boa relação entre o Governo do Pará com a Hydro é fundamental para o desenvolvimento do Estado. No ano passado, a empresa assinou um temo de compromisso, demonstrando o interesse em fazer negócios e ampliar a verticalização do alumínio no Pará.
De acordo com o termo, a meta é, em breve, que a Albras – empresa que integra a cadeia produtiva da Hydro – possa fornecer alumínio diretamente para a Alloys Pará, empresa que planeja instalar no Estado unidades para produzir tarugos e uma fábrica de reciclagem de alumínio.
A iniciativa, que pode resultar em uma nova frente de verticalização do alumínio no Pará, teve a participação do governo do Estado, que, além de incentivar a verticalização do alumínio, tem como principal objetivo agregar valor ao produto e garantir o abastecimento do mercado local. “A verticalização mineral sempre foi uma meta do governo, e com certeza esse bom relacionamento com essas empresas será fundamental para alcançarmos essa meta”, ressaltou David Leal.
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Bruna Campos
Secretaria de Estado de Comunicação